Problema dos baldes – II

Você tem 3 baldes: um de 12 litros de capacidade, outro de 8 e outro de 5. Nenhum dos baldes possui marcações de medida. O de 12 litros está cheio de água e os outros dois estão vazios. Como você poderia dividir os 12 litros de água igualmente (isto é, com dois dos tambores contendo 6 litros e um vazio)?

Resposta

Despeje o conteúdo do balde de 12 litros no de 8 litros até encher, deixando 4 litros restantes no balde de 12 litros. Agora, despeje o conteúdo do balde de 8 litros até encher o balde de 5 litros, sobrando 3 litros no de 8 litros. Despeje todo o conteúdo do balde de 5 litros no de 12 litros. Agora, você possui 9 litros no balde de 12, 3 litros no balde de 8, e o balde de 5 está vazio.

Coloque os três litros restantes no balde de 8 dentro do balde de 5. Agora encha o balde de 8 com o conteúdo do balde de 12, deixando 1 litro remanescente no balde de 12. Encha o balde de 5 (que já tem 3 litros dentro) com o conteúdo do balde de 8, deixando 6 litros dentro do balde de 8. Por fim, esvazie o balde de 5 no balde de 12 (que já tem 1 litro). Pronto, agora o balde de 12 litros possui 6 litros de água, o balde de 8 litros também e o de 5 está vazio.

[collapse]

Dificuldade: Difícil

Anterior

Canibais com chapéus

Corrida de Cavalos

           
Próximo

1 comentário em “Problema dos baldes – II”

  1. Na prática, eu despejaria o conteúdo do balde de 12 litros no de 8 até ver que o nível dos dois baldes estão iguais.

    Responder

Deixe um comentário