Como Ter um Relacionamento Incrível?

De acordo com o livro “The Relationship Cure” (“Cura do relacionamento”), um estudo realizado no condado de Alameda, na Califórnia, comprovou que as pessoas que possuíam amizades e casamentos viviam mais do que aquelas que não tinham. E, isso se comprovava independentemente de fatores como tabagismo, exercícios, dieta, etc. Ou seja, isso demonstra que os relacionamentos são realmente algo importantes, e é algo que afeta até mesmo a durabilidade da nossa vida. (Veja também: Como Fazer Bons Amigos?)

Visto a importância dos relacionamentos, surgem diversas questões acerca deles. Qual o elemento imprescindível em um relacionamento? Por que diversos não dão certo? Como ter um relacionamento incrível? Infelizmente, é muito difícil determinar tais questões, mas, felizmente, alguns especialistas podem nos ajudar a desvendar quais os elementos mais importantes em um relacionamento e como construir um forte.

John Gottman é um professor emérito de psicologia da Universidade de Washington, e uns dos especialistas em relacionamentos. Por isso, iremos nos basear em seu livro, “A cura do relacionamento: um guia de cinco etapas para fortalecer seu casamento, família e amizades” para conseguirmos descobrir quais os elementos essenciais para que um relacionamento seja incrível e bem sucedido. Assim, confira algumas dicas que iremos dar, de acordo com as pesquisas deste renomado psicólogo. Confira!

Dicas para um relacionamento incrível

Mantenha trocas

No Instituto Gottman, eles realizam experiências com os casais, observando-os conversando. Desta forma, eles puderam analisar como eles interagiam e também evoluíam ao longo do tempo. E, assim, os pesquisadores descobriram que o que realmente importava, nestas conversas, não eram os conteúdos, mas sim como os interlocutores reagiam e se relacionavam. Na verdade, o que importa é o que há entre as palavras e se o parceiro estava escutando, respondendo e aprendendo.

Algo que mostrou-se determinante, para Gottman, são os chamados “lances”. Há um lance, e, então, uma resposta para esse lance. E, esses lances contém trocas de emoções, experiências e informações que podem fortalecer o laço entre os indivíduos. Estas trocas são imprescindíveis e devem ser mantidas.

Aceite os lances

Quando um indivíduo solta o seguinte lance: “O dia está lindo, não é mesmo?”. O interlocutor pode recusar o lance, fugindo do assunto, pode discordar ou mesmo aceitar o lance. E, sem nenhuma surpresa, aceitar os lances, continuando a conversa, é algo que fortalece os relacionamentos.

Aceitar os lances significa concordar, aceitar ou pelo menos reconhecê-lo. Isto faz com que você se volte para o seu parceiro e crie uma conexão profunda.

Entenda as mensagens subentendidas

Quando o seu parceiro fala algo, ele pode estar querendo dizer, na verdade, outra coisa. Por isso, é importante decodificar o que o indivíduo quer dizer, pois os lances podem ser sutis. E, eles variam de acordo com o contexto. Essas mensagens subentendidas ocorrem pois todos nós temos medo de sermos vulneráveis e nos abrirmos demais.

Bom, é claro que sabemos que você não é um leitor de mentes, ou um especialista de linguagem. Porém, todos podemos nos esforçar para enxergarmos além. Ainda, para facilitar, todos os relacionamentos possuem padrões. Desta forma, você pode começar a aprender os padrões do seu relacionamento, da outra pessoa, e assim começará a identificar as mensagens subentendidas de forma mais fácil.

Curiosidade, profundidade e sentimentos

Estudos do livro “Cura do relacionamento” demonstram que em 96% das vezes, é possível prever o resultado de uma conversa de quinze minutos com base no que acontece nos três primeiros. E, muito provavelmente o resultado será negativo caso nestes três primeiros minutos o assunto inclua negatividade, culpa ou crítica. Por isso, quando desejar ter uma conversa profunda e agradável, delete esses três conceitos.

Ao invés disso, invista em perguntas abertas e interessantes, sobre seus sonhos, aspirações e vida. Ou seja, na curiosidade, profundida e sentimentos.

Pegou todas as dicas? Agora você poderá investir em um relacionamento já existente ou em um novo, construindo um relacionamento incrível, saudável e duradouro.

Anterior

Como Melhorar a Concentração?

Como Desenvolver Inteligência Emocional?

           
Próximo

Deixe um comentário