Como Ter Conversas Difíceis?

Muitas pessoas possuem a dificuldade de se envolverem em conversas difíceis, principalmente quando elas incluem discussões, choro, levantamento do tom de voz, dentre outras questões que são difíceis de lidar. Diversos indivíduos, quando se encontram em uma situação parecida, em que estão acuados, não conseguem nem mesmo dizer uma palavra. Infelizmente, todos nós já estivemos em um cenário semelhante, apesar destes não serem comuns.

Porém, mesmo que seja difícil, é muito importante saber lidar com este tipo de conversa difícil, para que, em um momento necessário, você saiba lidar com a situação. Felizmente, o Dr. Albert J. Bernstein, um psicólogo clínico com mais de 40 anos de experiência e que é autor de vários livros excelentes sobre como lidar com problemas interpessoais, tem diversas dicas para auxiliar os indivíduos que não se saem tão bem em situações de confronto. Abaixo, confira-as e aprenda, realmente, como fazer alguém parar de gritar, como parar de cometer erros comuns, como ser mais racional ao invés de emocional, dentre diversas outras dicas úteis.

Como se sair bem em conversas difíceis?

Mantenha a calma

A dica principal nesse tipo de situação é: mantenha a calma. Ninguém se sai bem em uma conversa difícil se está estressado. Ainda, se já existe alguém na discussão que está exaltado, seria ainda pior se tivessem duas pessoas reagindo mal. Segundo o Dr. Albert J. Bernstein, que foi citado acima, nosso lado emocional é um “cérebro de dinossauro”, porque tem milhões de anos e só consegue compreender os conceitos de “brigar” ou “fugir”.

Por isso, monitore os seus níveis de excitação e faça o que for possível para manter a calma. Realmente, em algumas situações, não é possível se manter tão sereno, mas deve-se fazer o possível para a conversa permaneça o mais calma o possível. Para alcançar tal meta, veja os problemas como desafios, e não como crises.

Trate-os como crianças

Caso você esteja calmo, mas ainda assim a outra pessoa esteja descontrolada e estressada, comece a tratá-la como você trataria uma criança. Por exemplo, caso uma criança estivesse gritando com você, você não gritaria de volta e também não ficaria estressado por ela agir desta forma. Afinal, é uma criança. Logo, simplesmente descarte a histeria e tente lidar com o problema, de forma efetiva.

Infelizmente, os adultos não são tão mais evoluídos do que as crianças, e, por isso, as vezes devem ser tratados assim como os infantes. Não tente explicar porque a gritaria não adianta nada, só ignore o drama. De acordo com o psicólogo, apesar de parecer absurdo, é sim necessário tratar um adulto como se fosse criança.

Substitua “Pare de gritar” por “Eu quero ajudar”

Quando um indivíduo está muito irritado, não adianta simplesmente pedi-lo para parar de gritar, como mencionamos acima. Na verdade, de acordo com o Dr. Albert, o que irá ajudar é, na verdade, desacelerar a situação. O psicólogo percebeu que isso é especialmente efetivo pois calma significa pensar ao invés de reagir. Essa sua descoberta foi feita enquanto ele estava trabalhando com pessoas violentamente psicóticas.

Por isso, desacelere a conversa, substituindo o “pare de gritar” por “Por favor, fale mais devagar. Eu gostaria de ajudar”. E, isso será muito mais efetivo pois, o que o indivíduo que está gritando realmente espera é que você reaja da mesma forma. Aliás, o pedido para que ele pare de gritar simplesmente irá o incentivar ainda mais. Dessa forma, essa não é uma boa alternativa.

Quando você se mostra disposto a entender a situação e o pede para falar mais devagar, você não apenas o constrange, mas também quebra esse padrão que está fixado em sua cabeça. Ou seja, não revide.

Pergunte “O que você gostaria que eu fizesse?”

Seguindo a mesma ideia do que foi dito acima, demonstre interesse em tentar solucionar a situação, perguntando ao indivíduo o que ele gostaria que você fizesse. Assim, você irá abrandar a situação, e a pessoa terá que se acalmar para formular uma resposta coerente.

Não faça acusações

Em uma discussão, é essencial que não sejam feitas acusações, pois estas só irão piorar a situação. Quando o indivíduo está irritado, as acusações irão fazê-lo se sentir ofendido com mais facilidade, algo que pode ser especialmente prejudicial para este tipo de conversa.

Ao invés de dizer “você é”, ou “você faz”, “você erra”, comece as suas frases com “eu gostaria”. Dessa forma, você pode expor o erro do indivíduo que forma mais leve, para que ele entenda o que ocorreu sem que lhe pareça uma acusação.

Seguindo todas estas dicas citadas acima, será muito fácil lidar com conversas difíceis, tornando-as ainda mais fáceis.

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