Como Ser Confiante?

Você é uma pessoa insegura? Se sim, não se preocupe, a insegurança é parte da vida de muitos indivíduos, visto que a falta de autoconfiança é um problema muito antigo. Felizmente, para problemas antigos, também podemos encontrar soluções antigas. Para o tratamento das condições psicológicas, o que inclui a insegurança, pode-se usar o estoicismo, que foi transformado na Terapia Comportamental Cognitiva (TCC).

De acordo com o livro “The Daily Stoic” (“O diário estoico”), não são os eventos que perturbam as pessoas, mas sim os seus julgamentos sobre elas. E, esta é a ideia principal da TCC, que baseia-se no princípio de que os pensamentos influenciam sentimentos, os sentimentos influenciam as ações e as ações influenciam as circunstâncias da vida. Em outras palavras, podemos dizer que as situações não nos fazem sentir de certas formas, mas sim as interpretações do que as pessoas dizem ou fazem que nos influencia.

Assim, os estoicos acreditam que precisamos questionar as crenças irracionais ou inúteis para que realmente possamos ver o mundo e a nós mesmos, sem distorção. Mas, tirar esses pensamentos da sua cabeça não significa realmente que sua cabeça será inundada de pensamentos positivos. O que queremos, na verdade, é a racionalidade, para que você possa se tornar uma pessoa confiante. Confira abaixo algumas dicas.

Identifique e desafie pensamentos distorcidos

Como mencionado, muitas vezes sofremos com a insegurança porque temos pensamentos distorcidos e irreais. Por exemplo: “Eu sou um fracasso”. Bom, identifique esse tipo de pensamento e, então, o desafie. Para todo pensamento irracional, ofereça uma resposta racional.

Assim, caso você se sinta um fracasso porque não conseguiu completar uma tarefa, diga para si mesmo: “Eu já completei outras tarefas, não é justo dizer que sou um fracasso.” Ou seja, corrija esses pensamentos.

Teste suas “crenças essenciais”

Caso você se sinta inseguro constantemente, isso significa que não é apenas uma situação isolada, mas sim que você possui certas crenças essenciais sobre si próprio, que são negativas. No fundo, é possível que você acredite que é um perdedor, um fracasso, etc.

Identifique essas suas crenças fundamentais e, então, as desafie. Isso pode ser algo muito difícil, mas necessário. Faça uma lista mostrando todos os motivos que contradizem esta característica que, no fundo, você afirma ter.

Crie o seu próprio ritual de confiança

Você tem um ritual de confiança? Não? Bom, agora é o momento para criar um. De acordo com os estoicos, é necessário que você tenha um tempo reservado todos os dias, para que analise cada dia e reflita. Você já começou testando as suas crenças essenciais, desafiando-as. Porém, é preciso manter isso diariamente, para que você possa lembrar-se todos os dias que, na verdade, essas crenças são mentiras.

Todos os dias, dedique um tempo para pensar no que você fez de bom durante o dia. Dessa forma, você conseguirá provar a si mesmo o quanto deve ter de confiança e o porquê você merece acreditar em si mesmo.

Use um “Cartão de Sugestão Cognitiva”

Ainda, é preciso que você continue monitorando todos os seus sentimentos negativos em relação a si mesmo. Por vezes, não temos o ânimo de continuar a nos provar o contrário, visto que esse é um trabalho muito difícil. Porém, não podemos deixar a peteca cair, já que percorremos um longo caminho para destruir a insegurança.

Por isso, use um Cartão de Sugestão Cognitiva, com uma resposta pronta para os seus pensamentos negativos. Assim, quando perceber que o seu cérebro está tomando a direção errada, e que você não está disposto a contradizê-lo, use o cartão. É fácil, prático e irá lhe ajudar a sustentar a sua confiança.

Exemplo de Cartão de Sugestão Cognitiva: Só porque aconteceu ___, não significa que ___.

Sabemos que reprogramar o seu cérebro leva muita tempo. Um indivíduo que sempre se sentiu inseguro não passará a se sentir confiante da noite para o dia. Porém, isso é possível, seguindo nossas dicas.

Anterior

Como Lidar com a Raiva?

Como Criar Bons Hábitos?

           
Próximo

Deixe um comentário