Como Parar de se Preocupar?

Todos nós nos preocupamos, seja em nosso dia-a-dia ou apenas em alguns momentos. Alguns indivíduos, sem dúvida, se preocupam mais, seja por terem uma rotina mais estressante, lidarem com situações complicadas ou mesmo por terem uma personalidade que tende a tal. De acordo com o livro “The Dialectical Behavior Therapy Skills Workbook for Anxiety” (“Manual de Habilidades de Terapia Comportamental Dialética para Ansiedade”), uma pesquisa com quase dez mil pessoas, nos Estados Unidos, descobriu que os transtornos de ansiedade são os mais comuns diagnósticos, em relação a doenças mentais.

Muitos confundem o medo com a ansiedade, mas são sensações totalmente diferentes. A ansiedade é a sensação que decorre da antecipação de um evento, da preocupação exarcebada. O cérebro não consegue sossegar, sempre se perguntando “e se”. E, com isto, são construídas narrativas do futuro, possibilidades, que podem ser até mesmo fantasiosas, ocasionando um medo do futuro extremo e irracional.

E, quando um indivíduo torna-se extremamente preocupado, mesmo pelas menores questões de sua vida, ele perde tempo e também o que está ocorrendo no mundo lá fora. Ainda, comumente, essas preocupações parecem filmes de terror em sua cabeça, lhe mostrando os piores cenários possíveis. Assim, o indivíduo fica focado nessas questões, ao invés de viver a sua vida.

Porém, infelizmente, muitas pessoas não conseguem evitar de se sentirem preocupadas e, consequentemente, ansiosas. Por isso, listaremos algumas dicas sobre como parar de se preocupar. Confira abaixo.

Exercite os seus músculos da atenção plena

É necessário, para que você possa acostumar-se a parar de se preocupar, exercitar os seus músculos da atenção plena. Para ter mais atenção, é preciso lembrar destas três palavras principais: aceitação, atenção e rotulagem.

Quando um indivíduo afasta as suas preocupações, elas aumentam, uma vez que não são solucionadas. Então, aceite-as. Isso não quer dizer que você deve aceitar as diversas possibilidades que a sua mente cria, mas sim que elas existem. Também, é preciso ter atenção, no mundo ao seu redor, em você, e não deixá-la exclusiva para as suas preocupações excessivas.

E, por fim, rotule os seus pensamentos, para que você possa classificar quais os que são reais e os que não são plausíveis. As possibilidades que você cria devem ser classificadas como irreais, para que você possa separar as suas preocupações da realidade.

Identifique quais são as suas reações emocionais e físicas

Todos nós podemos reconhecer que os pensamentos são apenas pensamentos, e não a realidade. Porém, é um pouco mais difícil lidar com as emoções pois, por vezes, não conseguimos distingui-las. Os pensamentos negativos começam a produzir emoções negativas e, então, tudo isso se torna um ciclo vicioso.

Logo, é essencial que você identifique quais são as suas respostas emocionais, quando começa a se preocupar, e também como o seu corpo reage. Perceba se você sente angústia ou tristeza, se o seu coração acelera, as mãos começam a suar, dentre outras questões. Fique atento a cada resposta do seu corpo.

Dessa forma, você poderá identificar todas essas reações, tanto emocionais quanto físicas, e poderá se familiarizar com elas. Escreva uma lista todas as vezes em que se sentir extremamente preocupado ou ansioso, e memorize-a. Assim, quando a preocupação retornar, você já saberá como se portar e poderá antecipar o que irá ocorrer.

Pare de evitar as suas emoções

De acordo com David Barlow, um especialista em tratamento de transtornos de ansiedade, uma das coisas essenciais que o indivíduo que se preocupa excessivamente deve fazer é parar de evitar suas emoções. Isso porque é necessário que você tenha contato com as suas emoções para que prove que elas estão erradas.

Caso continue a evitá-las, isso irá lhe tornar ainda mais ansioso para o que estar por vir, e irá alimentar um monstro muito maior do que é. Ensine que não é necessário temer ou evitar nada, e sim enfrentar a situação.

Invista em experiências

Os indivíduos que se preocupam excessivamente comumente não se jogam no mundo, para que possam ter novas experiências e enfrentar os seus motivos de ansiedade. Por isso, realmente invista nas experiências, para que você possa combater esse lado.

Mesmo que essas experiências lhe ocasionem preocupações excessivas, pense que isso não é real. Seus pensamentos não correspondem à realidade.

Seguindo todas essas dicas que listamos acima, você com certeza conseguirá se tornar uma pessoa menos preocupada. Porém, é preciso realmente se esforçar, para tomar tais atitudes.

Anterior

Como Superar o Perfeccionismo?

Como Ser Charmoso?

           
Próximo

Deixe um comentário