Como Parar de Perder Tempo na Internet?

Atualmente, todos nós perdemos tempo na Internet, que é uma das ferramentas mais usadas nesta era moderna. E principalmente, essa perda de tempo dá-se devido aos dispositivos móveis, que estão por todos os lugares e nos proporcionam um acesso fácil e rápido à rede. Infelizmente, esse uso excessivo da Internet é extremamente prejudicial. Para atestar tal malefício, Holly Shakya, da UCSD, e Nicholas Christakis, de Yale, fizeram um estudo com mais de 5200 pessoas. Dessa forma, comprovaram em geral, o uso do Facebook foi associado negativamente ao bem-estar. Ou seja, o uso desta rede social faz mal aos indivíduos, apesar dela ser utilizada compulsivamente.

Ainda, mesmo que a Internet faça mal para os adultos, ela é ainda mais prejudicial para os mais jovens, que já nasceram e cresceram nesta era digitalizada. De acordo com pesquisas, os adolescentes atuais passam cerca de nove horas por dia olhando para as telas, e, com isso, as taxas de depressão e suicídio, referente à esse grupo, dispararam. Porém, há pessoas que querem mudar tal cenário. Cal Newport, autor de vários livros, quer iniciar o Minimalismo Digital, para que possamos controlar as tecnologias modernas, ao invés de deixá-las nos controlar.

E, as dicas de Cal Newport, referentes a esse Minimalismo Digital, são essenciais para que possamos aprender como podemos parar de perder tempo na Internet. Esse autor de best-sellers, que também é um professor de ciência da computação em Georgetown, tem várias dicas para nós. Confira-as.

Como diminuir o vício na Internet?

Pausa de 30 dias de Declutter Digital

O primeiro passo para diminuir esse vício da Internet é fazer uma pausa de 30 dias de tecnologias opcionais. E, apesar de parecer absurdo, isso é sim possível e pode proporcionar muitos benefícios. Nesse período, você pode aprender sobre coisas que lhe proporcionam alegrias e que não envolvem a Internet. Por exemplo, um esporte, livro, artesanato, etc.

Não é preciso eliminar as tecnologias que utilizam a Internet e que você realmente necessita, como o celular. Porém, se comprometa a usá-lo, durante estes 30 dias, apenas para fins realmente necessários, como trabalho. Após o final destes 30 dias, você poderá reintroduzir apenas as tecnologias que lhe fazem bem, e na medida correta. E, isso não é apenas uma teoria, Cal realmente a testou, juntamente com outras 1600 pessoas.

Antes de começar este processo, defina quais são as suas tecnologias opcionais. Ou seja, aquelas que você usa apenas para passar o tempo. Ou seja, não significa que você não deve mais usar o seu e-mail de trabalho, mas sim excluir o Instagram, Twitter e semelhantes por esse curto período de tempo.

Vincule o seu detox com lazer de alta qualidade

O objetivo desses 30 dias de detox não é o sofrimento, mas sim uma descoberta de si mesmo e de suas prioridades. Quebre os seus hábitos e comece a substituir o tempo que antes era gasto com a Internet, com lazer de alta qualidade. Ou seja, dedique-se a uma atividade que realmente gosta, como ler, pintar, jardinagem, dentre outras.

Além disso, defina metas durante esse mês de detox para que você não fique ansioso. Por exemplo, até o dia 10, você irá aprender a tocar uma música no violão. E, até o dia 15, irá ler dois livros.

Faça o gerenciamento de tecnologias

Para tal ponto, Cal nos sugere de espelharmos no povo Amish, que realiza um verdadeiro gerenciamento de tecnologias. Os Amish possuem eletricidade, mas de forma moderada. Ainda, não têm celulares, mas possuem acesso a um telefone público. Ou seja, eles levam em consideração os seus valores, que são essenciais, e depois introduzem tecnologias em suas vidas que realmente são necessárias.

Logo, depois dos trinta dias, espelhe-se nos Amish e faça esse gerenciamento. Quais tecnologias lhe fazem bem? Elas trazem mais vantagens ou desvantagens?

Invista no “Não Pertube”

Todos os smartphones atuais, e outros aparelhos, possuem a função de “Não pertube”. Essa função faz com que as notificações, de mensagens, ligações, aplicativos, emails, etc, cheguem apenas no horário determinado. Por isso, invista nessa função, para que você possa ter um equilíbrio no uso da Internet. Determine períodos para que possa usar os aparelhos e, também, respeite a função “Não pertube”.

Coloque todas estas dicas em prática e consiga, finalmente, se desintoxicar da Internet.

Anterior

Como Ser um Pai Excelente?

Como Ter Mais Energia?

           
Próximo

Deixe um comentário