Como Melhorar a Concentração?

De acordo com o livro “The Distracted Mind: Ancient Brains in a High-Tech World” (“Mente distraída: cérebros antigos em um mundo de alta tecnologia”), uma pesquisa revelou que os estudantes universitários somente conseguem manter sua atenção durante um curto período de tempo, de três a cinco minutos. Após este período, eles mudam a sua atenção para algo mais atrativo e divertido. E, este experimento foi feito em um laboratório, em que foram especificamente instruídos para manter a concentração. Está surpreso?

Sem dúvidas, a nossa atenção está sumindo ao longo do tempo. Os mais jovens possuem ainda menos esta capacidade de se concentrarem. Pesquisas mostram que, durante o dia, checamos os nossos telefones cerca de 150 vezes. Ou seja, a cada seis ou sete minutos que estamos acordados, pegamos o aparelho, seja para fugir de outra atividade que estamos realizando, pela falta de atenção, ou apenas por costume.

Porém, como podemos recuperar a nossa concentração? Felizmente, Adam Gazzaley, neurocientista e professor de neurologia, fisiologia e psiquiatria na Universidade da Califórnia, e Larry Rosen, professor de psicologia na California State University, podem nos ajudar nisso. Confira abaixo algumas dicas.

Como recuperar a atenção?

Não se torne uma pessoa multitarefa

Normalmente, nós temos a sensação que, quanto mais coisas realizamos ao mesmo tempo, mais somos produtivos e concentrados. Porém, isso não é verdade. O malabarismo que fazemos entre diferentes tarefas faz com que nossa atenção fique dividida, e, assim, a concentração torne-se escassa. Ademais, quando nos dividimos entre atividades, demoramos mais tempo para realizá-las e somos mais suscetíveis a erros.

Segundo o livro “Mente distraída: cérebros antigos em um mundo de alta tecnologia”, as pessoas que pensam que são boas em multitarefa tendem a ser as que são piores nos testes de multitarefa de laboratório. Ou seja, a nossa percepção acerca do que realmente conseguimos fazer é totalmente distorcida.

Fortaleça o seu corpo

Quando você fortalece o seu corpo, também fortalece a sua mente. Por isso, pratique exercícios, para que seu controle cognitivo torne-se perceptivamente melhor. Estudos até mesmo demonstraram que um único esforço físico, em crianças saudáveis ​​e diagnosticadas com TDAH, tornam-as muito melhores no desempenho acadêmico.

Porém, mesmo que um exercício melhore o controle cognitivo, uma noite mal dormida o reduz. Por isto, não adianta apenas realizar exercícios mas ter uma rotina totalmente desregulada de sono. (Leia também: Como Dormir Melhor?)

Medite

Ainda tratando do livro “Mente distraída: cérebros antigos em um mundo de alta tecnologia”, pesquisas demonstraram que os especialistas em meditação se destacaram em tarefas que envolvem a atenção seletiva, em comparação aos indivíduos que não realizam a meditação. As técnicas de meditação melhoram não só a atenção e concentração, mas também a velocidade de processamento e a capacidade de memória.

Muitas pessoas acham que meditar é impossível. Mas, comece aos poucos, apenas alguns minutos por dia, e assim, perceberá que o processo torna-se mais fácil. A meditação, assim como escovar os dentes, é apenas um hábito. Assim, caso você comece a praticá-las diariamente, por cerca de 20 minutos, e até mesmo aumentando este tempo, ela se tornará algo essencial.

Passe tempo na natureza

Caso você esteja o tempo todo inserido na cidade e rodeado de prédios, carros e outros elementos urbanos, é muito importante que você tente ter contato com a natureza. De acordo com um artigo de 2008, há uma melhora significativa no desempenho da memória dos indivíduos após a caminhada na natureza. Imagine, então, como você poderá melhorar caso passe um tempo realmente significativo na natureza.

Gostou das nossas dicas? Tente colocá-las em prática. Mesmo que seja realmente difícil melhorar a concentração, é possível fazê-la, alterando o seu cérebro e o seu comportamento.

Anterior

Como Dormir Melhor?

Como Ter um Relacionamento Incrível?

           
Próximo

Deixe um comentário