Como Desenvolver Inteligência Emocional?

Muito tem se falado atualmente sobre inteligência emocional. Porém, o que é isso, que se tornou algo tão imprescindível a todos? Bom, esse conceito foi criado, inicialmente, por John Mayer, da Universidade de New Hampshire e Peter Salovey, professor de Yale. Porém, só depois foi popularizado por Daniel Goleman. De acordo com Mayer, a inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo possuir de de perceber as suas próprias emoções e as dos outros. Também, de entender o que as emoções significam nos relacionamentos e gerenciar suas próprias emoções.

Os primeiros trabalhos acerca da inteligência emocional relacionavam como essa habilidade pode melhorar o ambiente de trabalho e a própria vida profissional do indivíduo. Porém, sabe-se que a inteligência emocional também pode ser muito bem aproveitada em outros aspectos da vida de um indivíduo, como socialmente.

Naturalmente, nós não somos emocionalmente inteligentes, pois possuímos diversas falhas no que se trata dessa questão. Porém, podemos aprender a ser, uma vez que a inteligência emocional é composta, basicamente, por 5 componentes. Confira quais são.

Como ser emocionalmente inteligente?

Autoconsciência

A autoconsciência é a habilidade mais importante para ter-se. Sem isso, você não conseguirá avaliar quais são suas reais habilidades, o que falta para que realmente consiga ser autoconsciente e no que precisa melhorar. Ser autoconsciente significa ter uma compreensão profunda de seus sentimentos, forças, fraquezas, necessidades, etc. É olhar para dentro de si e entender o que está ocorrendo.

Pessoas autoconscientes geralmente têm um senso de humor auto-depreciativo. Isso porque elas se conhecem muito bem, e sabem se criticar. Mas, como é possível se tornar uma pessoa autoconsciente? Bom, é preciso apenas receber o feedback dos outros e também, o seu próprio.

Auto-regulação

Muitas pessoas confundem ser emotivo com possuir inteligência emocional. E, também podem possuir a ideia errônea de que pessoas emotivas não podem ser emocionalmente inteligentes. Bom, nenhuma dessas afirmações é verdadeira. Essa característica se baseia, na verdade, na auto-regulação. Ou seja, saber regular as suas emoções.

Saiba como limitar os seus bloqueios biológicos e, assim, conseguir se manter equilibrado. Pessoas com auto-regulação comumente tomam melhores decisões, pois não são inundadas pela emoção, são mais resilientes e agem com mais integridade. (Veja também: Como Ser Resiliente?)

Motivação

Quando falamos sobre motivação, devemos pensar nela um pouco diferente do que estamos acostumados. Essa motivação é, na verdade, um desejo intrínseco de alcançar e realizar coisas, por sua própria vontade. Para ter mais motivação, acompanhe as suas realizações. De acordo com pesquisas, o elemento mais motivador é o progresso em um trabalho importante.

Empatia

A empatia, neste processo de obter inteligência emocional, é relativa à outras pessoas. Essa é a capacidade de entender as emoções e reações de outras pessoas. Isto porque, para ter inteligência emocional, não é preciso apenas compreender as suas emoções, mas também as das pessoas com as quais você confraterniza.

Habilidades sociais

As habilidades sociais auxiliam os indivíduos a gerenciar e também a criar novos relacionamentos. E, essa característica é, na verdade, o resultado de outras habilidades que um indivíduo emocionalmente inteligente tem. Quando as pessoas conseguem entender e controlar suas próprias emoções, além de simpatizar com os sentimentos dos outros, elas realmente são eficazes no que se trata de suas habilidades sociais.

Logo, para que você possa desenvolver a sua inteligência emocional, coloque todos estes passos em práticas e insira estas características em sua vida.

Anterior

Como Ter um Relacionamento Incrível?

Como Lidar com a Raiva?

           
Próximo

Deixe um comentário