Como Criar Bons Hábitos?

De acordo com o livro “Stick with It”, do autor Sean D. Young, cerca de quarenta por cento dos indivíduos que começam dietas desistem delas na primeira semana. E, ainda, cinquenta por cento acaba pesando mais do que realmente pesavam, antes de começarem a dieta. Bom, como podemos perceber, criar bons hábitos pode ser algo muito difícil, motivo pelo qual tantos indivíduos falham quando resolvem adquirir um novo.

Assim, surge a pergunta: o que realmente nos ajuda a criar novos hábitos? Existe algum método que pode nos auxiliar a estabelecer mudanças duradouras em nossas vidas? Felizmente, a resposta é sim. Dr. Sean Young, professor de medicina da faculdade UCLA, estuda as mudanças de comportamento e ajudou diversas pessoas a criarem bons hábitos alimentares, de sono e de exercício.

Ele resume todo o seu estudo e pesquisa no livro “Stick with It: A Scientifically Proven Process for Changing Your Life-for Good”. Abaixo, confira o que podemos aprender com este médico, para criamos bons hábitos.

Como estabelecer hábitos?

Pense pequeno

No que se trata de criar hábitos, devemos começar com pequenos passos, bem pequenos. Concentrar-se nestes pequenos passos, nestes objetivos menores, nos fazem atingir os maiores mais rapidamente do que se estivéssemos apenas focando em grandes sonhos.

A consistência é algo imprescindível e, por isso, é preciso pensar pequeno, inicialmente. Dessa forma, você conseguirá manter a consistência dando pequenos passos, visto que mudanças grandes são difíceis de serem implementadas no dia-a-dia. O Laboratório de Tecnologia Persuasiva da Universidade de Stanford estabelece o que é o “esforço mínimo viável”, que é um comportamento tão minúsculo que torna-se até ridículo não fazê-lo.

Obtenha ajuda

Quando queremos realizar mudanças em nossas vidas, precisamos de pessoas para nos ajudar. Obtenha ajuda, pois, de acordo com Dr Sean Young, isso faz uma grande diferença. Segundo o Projeto Longevidade, que estudou mais de mil pessoas, os grupos aos quais você associa, de forma geral, determinam o tipo de pessoa que você se torna. Ou seja, aquele ditado popular realmente está certo: você torna-se as pessoas com as quais anda.

Pergunte “Por que isso é importante?”

Quando um médico diz a um paciente que é preciso que ele mude sua dieta em seis meses, caso contrário ele irá morrer, isso realmente causa um impacto. Porém, se a pessoa apenas decidir mudar a sua dieta por si próprio, pensando que talvez isso seria bom, o impacto não será tão estrondoso. Por isso, pergunte-se por que esta mudança de hábito é importante, caso contrário, isso não irá durar.

De acordo com o livro citado, “Stick with it”, os três grandes fatores que irão incentivar mudanças na vida são o dinheiro, as conexões sociais e a saúde. Dessa forma, considere como este novo hábito irá afetar estes pilares. Como isso irá beneficiar a sua saúde? Ou, então, você irá perder dinheiro caso não estabeleça este hábito?

Facilite os seus hábitos

Quanto mais dificuldades você encontrar para estabelecer um hábito, mais difícil será. Por isso, facilite os seus hábitos. Caso você deseje, por exemplo, começar a comer de forma mais saudável, simplesmente não compre alimentos que não entrem nesta categoria para a sua casa.

Ou seja, torne os bons hábitos mais fáceis. E, é claro, dificulte os que são ruins. Obviamente, será preciso um esforço, no início, para que o faça. Mas, dessa forma, você irá economizar muito mais tempo futuramente.

Gostou de nossas dicas? Agora já sabe como criar novos hábitos? Coloque-as em prática e verá quão maravilhoso será o resultado.

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