Linda no espelho, horrível na foto. Por quê?

De linda para horrível num click. Como evitar isso?
De linda para horrível num click. Como evitar isso?

Quando você olha no espelho, você está enxergando uma imagem 3 dimensões, já que você está a vendo usando seus dois olhos. Uma câmera tem apenas “um olho” e, por isso, a foto deixa a imagem “achatada” de um jeito que os espelhos não deixam.

A maioria das fotografias casuais são tiradas com iluminação ruim. Quando você olha um objeto na vida real, seu cérebro corrige e compensa a iluminação automaticamente. Já quando você olha uma foto tirada sem condições ideias de iluminação, você enxerga a imagem sem a ajudinha automática do seu cérebro, e os tons de pele ficam “estranhos”. Para garantir fotos melhores, sempre opte por uma boa iluminação, e a melhor maneira de conseguir isso sem um estúdio profissional é tirar fotos ao ar livre e em horários próximos ao nascer ou por-do-sol. Outra dica é ter uma superfície branca, como um livro ou uma mesa, refletindo luz no seu rosto, assim é possível evitar sombras que destacam rugas, espinhas e outras pequenas deformidades.

1. Evite usar o flash sempre que puder

Evite ao máximo usar o flash. Ele acentua as imperfeições da pele.
Evite ao máximo usar o flash. Ele acentua as imperfeições da pele.

Muitas fotos são tiradas com o flash embutido da câmera e ele é horrível para sua beleza: ele faz sua pele parecer brilhante/oleosa, pálida e deixa pequenas imperfeições da sua pele incrivelmente destacadas. Além disso, o flash tem uma temperatura de cor mais fria (azulada) comparada as lâmpadas de tungstênio ou a luz solar, e a sua pele não fica tão bem sob esta iluminação. Fotógrafos profissionais tem aparatos específicos para evitar estes problemas, já você deve evitar o máximo usar o flash: prefira sempre tirar fotos usando iluminação natural.

2. Aumente a distância e varie o foco

Quando você olha no espelho, você está olhando uma imagem duas vezes mais distante do que a de uma câmera colocada na mesma distância. Detalhes que não ajudam a sua beleza aparecem mais a curtas distâncias. Uma solução é tirar fotos com uma resolução menor (qualidade fotográfica menor), a uma distância maior, e talvez até um pouco fora de foco.

3. Um sorriso forçado atrapalha mais do que ajuda

Um sorriso forçado não ajuda. Seja natural ou pense em algo engraçado.
Um sorriso forçado não ajuda. Seja natural ou pense em algo engraçado.

E as pessoas que fazem um sorriso forçado/falso na hora de tirar fotos? Ao fazer isso, elas contraem os músculos do rosto de uma forma não-natural e estranha. Para resolver é fácil: relaxe e não force sorrisos ao tirar fotos. Agora se você realmente quer sorrir on-demand, aprenda a fabricar um sorriso parecido com o verdadeiro: quando sorrimos de verdade, os músculos em volta dos nossos olhos contraem e as pessoas conseguem notar isso intuitivamente, dando a noção de um sorriso verdadeiro e um sorriso falso. Aprenda a sorrir contraindo esses músculos ou pense em algo que você ache engraçado na hora do “xis” e deixe eles agirem naturalmente.

4. Tire várias fotos

Quando olhamos para o rosto de uma pessoa na vida real, mentalmente seu cérebro faz uma “média” de todas expressões faciais da pessoa. Portanto, você enxerga uma representação “alisada” do rosto da pessoa. Agora uma câmera fotográfica congela um instante e nele é quase certo que a expressão facial da pessoa vai estar “fora da média”. Por exemplo, ao falar, seus lábios e músculos ao redor dos olhos podem se mexer de um jeito engraçado, que não percebemos normalmente, mas que é capturado perfeitamente ao tirarmos uma foto. Para evitar este problema, use uma câmera que permite tirar várias fotos em seguida e de forma rápida e automática. Assim, as chances de tirar uma foto com uma expressão facial agradável serão muito maiores. Se você apertar o botão e tirar uma única foto, a probabilidade de tirar uma foto estranha são altas.

5. Evite olhar fotos de modelos

Para evitar comparações, evite olhar fotos de modelos.

Por fim, quando olhamos uma pessoa ao vivo, mentalmente nós a comparamos com outras pessoas vistas na “vida real”. Quando vemos uma fotografia, nosso cérebro a compara com outras fotos que você já viu, incluindo fotos de modelos, celebridades, etc. que, além de tudo, ainda foram maquiadas e fotografadas por profissionais, em estúdios e com o famoso “photoshop” depois, também feito por profissionais. Para evitar esta comparação, evite olhar fotos de celebridades e modelos, incluindo as famosas revistas femininas.

Créditos das fotos

  • http://www.flickr.com/photos/andreweick/175305799/sizes/m/in/photostream/
  • http://www.flickr.com/photos/meliah/3252805211/sizes/m/in/photostream/
  • http://www.flickr.com/photos/bigpinkcookie/852963476/
Anterior

Os sons mais desagradáveis do mundo

Por que existem mais destros do que canhotos?

           
Próximo

Deixe um comentário