Curiosidades sobre Vênus

Apesar de ser o segundo planeta do sistema solar, Vênus detém a maior temperatura, com média de 464ºC. Possui dimensões próximas à da Terra, sendo considerado por isso como um planeta irmão. Vênus é visível da Terra, sendo conhecido também como a Estrela D’alva. Vênus está a 108.200.000 quilômetros do Sol e a 41.000.000 quilômetros da Terra.

Que tal saber um pouco mais sobre este planeta?

Vênus em movimento

Como todos os planetas, Vênus também gira em torno de si mesmo (rotação) e em torno do Sol (translação). A rotação em Vênus dura 243 dias e o seu giro em torno do Sol leva 225 dias. No entanto, o movimento de Vênus é retrógrado, ou seja, ele gira em sentido contrário ao da Terra e dos demais planetas do sistema solar.

A deusa Vênus

Segundo a mitologia romana, Vênus é a deusa da beleza e do amor. Para os gregos ela corresponde a Afrodite, com os mesmos predicados. Ela teria sido levada aos céus pela sua beleza e foi esposa de Vulcano. No entanto, ela também teve outros amantes, entre eles Marte, de quem gerou o filho Cupido.

As fases de Vênus

Assim como a Lua, Vênus também apresenta fases, devido ao seu posicionamento em relação ao Sol e à Terra. O primeiro a registrar tal fato foi Galileu Galilei, em 1610. Estas fases dizem respeito à maior ou menor iluminação de sua superfície pelo Sol, para um observador na Terra. Esta descoberta foi um elemento central para que Galileu Galilei comprovasse ainda mais a sua teoria heliocêntrica, segundo a qual o Sol é o centro do nosso sistema solar e não a Terra, como queria a teoria geocêntrica de Ptolomeu. A Inquisição da Igreja Católica só aceitou o modelo proposto por Galileu em 1822, não sem antes condená-lo a refutar a sua teoria ou morrer na fogueira.

Cânions e montanhas em Vênus

Imagens fornecidas por sondas e radares dão conta que em Vênus há uma cadeia de montanhas com mais de 11 quilômetros de altura, chamada de Terra de Ishtar que os assírios e babilônicos davam a Vênus. A Terra de Afrodite, por sua vez, é um gigantesco cânion com 280 quilômetros de largura.

Os três “sóis” de Vênus

A intensa densidade da atmosfera de Vênus produz estranhos efeitos visuais para quem estiver em sua superfície. Com uma aparência permanentemente nublada, as refrações da luminosidade permitem enxergar três “sóis” ao mesmo tempo.

Vênus sob pressão

A pressão em Vênus é 92 vezes maior que a Terra. 96% da atmosfera do planeta é composta por dióxido de carbono, que permite a passagem de luz, mas não do calor. Assim, o aquecimento do solo é contínuo, criando o chamado efeito estufa, como se o ambiente estivesse eternamente poluído.

Viajando para Vênus

Os soviéticos foram pioneiros na exploração de Vênus. Em 1966 eles enviaram ao planeta a sonda Venera 3 a qual, no entanto, apresentou problemas na comunicação com a Terra. Em 1997 a sonda soviética Venera 4 foi a primeira a fazer medições da atmosfera do planeta e, em 1970, a Venera 7 aterrissou em Vênus. As sondas Venera 13 e 14 foram as primeiras a enviar imagens coloridas do planeta, que foram descritas pelos cientistas como “uma paisagem desolada cinzenta e marrom formada por rochas de basalto”.

Os venusianos invadem a Terra

Em 1964 houve a estreia de um herói japonês que se tornou bastante popular aqui no Brasil, mais até que em seu país de origem. Tratava-se de Nacional Kid (Nashonaru Kiddo) que tinha como um dos seus principais inimigos os incas venusianos, liderados pela imperatriz Aura. Os episódios foram exibidos inicialmente pela TV Record e, posteriormente, pela TV Rio e Rede Globo.

Anterior

Curiosidades sobre o Setembro Amarelo

Curiosidades sobre o Sol

           
Próximo

Deixe um comentário