Curiosidades Sobre Ursos

Aprenda curiosidades sobre os ursos, como lugares onde vivem, peso e altura máxima, tipo de dieta (onívaros, carnívoros ou herbívoros) e como a atividade do Homem está prejudicando seus habitats nativos.

Aonde vivem os ursos?

Ao contrário do que se imagina, os ursos não vivem somente no Pólo Norte, como o urso polar, ou nas florestas dos Estados Unidos, no caso do urso negro. Há algum tempo, os ursos estiveram presentes em quase todos os continentes exceto Austrália e Antártida. Atualmente, a única espécie de urso africano está extinta. Mas podemos ainda encontrar uma espécie, o urso dos Andes, na América do Sul, mais precisamente na Cordilheira dos Andes. Outras espécies são encontradas na Ásia, incluindo o raro panda. Os ursos preferem regiões de florestas nas montanhas.

Grandes, velozes, por vezes furiosos

Das nove espécies de ursos vivas hoje, o urso negro (Ursus americanos) e o urso polar (Ursus maritimus) são as maiores espécies em termos de tamanho. Um urso negro geralmente apresenta 1,4 m de comprimento e pesa até 300 kg. No entanto, o urso negro encontrado na Sibéria e no Alasca pode ser muito maior e pesar 700 kg. O urso polar mede por volta de 3 m e pesa no máximo 450 kg. Apesar da massa, um urso pode correr até 65 km/h em quatro patas. Também são considerados perigosos, e não é raro lermos notícias de ataques de ursos sobre humanos desavisados.

Todos os ursos são carnívoros. Verdade ou mito?

Os ursos são temidos pela mordida superpotente. Os caninos podem medir até cinco centímetros, e a força da mordida é suficiente para quebrar uma bola de boliche. Ao contrário do que isso sugere, poucos ursos são estritamente carnívoros. O urso polar é o único urso de fato carnívoro, e se alimenta principalmente de focas. O outro extremo é o urso panda, cujo principal alimento é o bambu. As demais espécies de ursos são onívoras. 

Como os ursos sobrevivem ao frio?

Nesse sentido, o urso polar dá uma aula de adaptação. Os ursos apresentam duas camadas de pelo. Uma camada, de pelo curto, mantém o corpo aquecido, enquanto a segunda camada evita com que a água atinja a primeira camada e a pele. Abaixo da pele, ainda possuem uma camada grossa de gordura. Em situações de frio extremo, usam bancos de gelo como abrigo e se encolhem ao máximo, como uma bola de pelo branco. Na realidade, o urso polar sofre mais pelo superaquecimento do que propriamente o frio.

O aquecimento global está afetando os ursos

O aquecimento global há muito é uma realidade, e os ursos polares sentem isso na pele (literalmente). O derretimento das calotas polares está afetando a disponibilidade de sua presa principal, a foca. Naturalmente, o urso polar tem apenas 2% de sucesso na sua caça. Some isso ao fato de que os ursos estão indo para cada vez mais longe até encontrar calotas polares, e imagine ursos polares simplesmente morrendo de fome.

Anterior

Curiosidades Sobre Girafas

Sr. Smith tinha 4 filhas, cada filha tinha um irmão. Quantos filhos tem o Sr. Smith?

           
Próximo

Deixe um comentário