Curiosidades Sobre Saturno

Saturno, o planeta dos anéis e das luas é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do sistema solar, atrás apenas de Júpiter. Possui aspectos e características peculiares que valem a pena conhecer mais de perto. Então, vamos lá?

Saturno: fatos e números interessantes

O planeta é formado basicamente por hidrogênio e hélio e não tem uma superfície sólida, como a Terra. Há evidências coletadas por sondas informando que o núcleo pode ser constituído de rochas. Tem cerca de 120.000 km de diâmetro, ou seja, é nove vezes maior que a Terra. Está a 1,4 bilhões de quilômetros distante do Sol, dez vezes mais distante que a Terra. A temperatura em sua superfície é em média de 125º C negativos.

Os anéis de Saturno

“Por você vou roubar os anéis de Saturno”, já dizia a letra da música de Rita Lee. Mas, como são constituídos os famosos anéis? Os anéis são formados por partículas de gelo e rocha, possíveis restos de cometas, asteroides ou satélites que se despedaçaram. O raio interno do maior anel, Anneau E, tem assombrosos 181.000 km e 302.000 km de largura.

Saturno: girando mais rápido e mais devagar que a Terra

Assim como a Terra, Saturno também realiza os movimentos de rotação (ao redor do seu eixo) e de translação (ao redor do Sol), só que em uma velocidade mais lenta. O movimento de rotação é mais rápido que o nosso e leva pouco menos de 11 horas; já o de translação leva cerca de 29 anos. Desta forma um dia na Terra equivalem há pouco mais de dois dias em Saturno e um ano nosso seriam 29 anos lá.

Saturno: muitas luas

Em 2019 o meio científico informou que Saturno havia totalizado 82 luas conhecidas, ultrapassando Júpiter, que tem 79. A descoberta de 20 novas luas foi feita pelo telescópio do Subaru no Observatório Astronômico Nacional do Japão, que fica em Mauna Kea, no Havaí.

A lua Titã de Saturno

Titã é a maior lua do planeta Saturno e a segunda maior do sistema solar, atrás da lua Ganimedes de Júpiter. É 50% maior que a nossa Lua e fica há 1,2 milhões de quilômetros de Saturno. Para se ter uma ideia, a nossa Lua está a “apenas” 384.400 quilômetros. Tem importância central na exploração espacial, por apresentar porções líquidas em sua superfície, como rios, lagos e mares. Além disso, a sua atmosfera é composta principalmente de nitrogênio, como a Terra.

Luas de Saturno e mitologia

As luas de Saturno têm sido batizadas com nomes que se originam na mitologia grega, romana, nórdica e céltica. Assim, Titã diz respeito a raças poderosas, que reinavam nos primórdios do universo. Jano é o deus romano das mudanças e transições, passado e futuro. Encélado é o gigante guerreiro do fogo, na guerra contra os deuses do Olimpo.

Desvendando os segredos de  Saturno. 

O primeiro a observar os famosos anéis de Saturno foi Galileu Galilei, em 1660. Já em 1665 foi descoberta a primeira lua do planeta. Os Estados Unidos enviaram nos anos 1970 três sondas a Saturno: a Pioneer 11 e a Voyager 1 e 2. Em 2004, a nave Cassini entrou na órbita do planeta e lançou em Titã a sonda europeia Huygens.

Ventos e tempestades em Saturno

Os ventos na superfície de Saturno podem atingir 1.800 km por hora. Já as tempestades podem durar meses e até anos. Estima-se que em 2004 a “Tempestade do Dragão” no planeta tenha produzido raios com potência maior que 1000 vezes os da Terra.

“Viajando” até Saturno

Se fosse possível viajar de automóvel até Saturno, um carro se movendo a 120 km por hora levaria 1230 anos para chegar até lá. Isso quando ele estivesse mais próximo. Se estivesse mais longe, levaríamos 1560 anos. A Cassini-Huygens, primeira aeronave a entrar na órbita de Saturno, foi lançada em 15/10/1997 e chegou lá em 01/07/2004, viajando a 113.780 km por hora.

Novas missões para conhecer Saturno

Em junho de 2019 a NASA, agência espacial americana, anunciou uma nova missão para Saturno, com o objetivo de conhecer mais sobre as luas Titã e Encédalo. Com o avanço tecnológico, a missão denominada Dragonfly, deve durar dois anos e meio (menos da metade da Cassini-Huygens). Tudo isto a um custo de 2,5 bilhões de dólares.

Anterior

Curiosidades Sobre a Lua

Curiosidades Sobre Vulcões

           
Próximo

Deixe um comentário