Curiosidades Sobre Ratos

É muito raro alguém falar sobre ratos sem aquele asco incubado. Conhecidos por viverem nas grandes cidades, em subsolos, ou perto do lixo. Mas também são utilizados em estudos científicos importantes para nós. O que mais de interessante sabemos sobre os ratos? Confira.

Diferenças entre ratos, ratazanas e camundongos

No conhecimento popular, qualquer animal pequeno com incisivos salientes e com cauda longa e fina é considerado rato. Cientificamente, não é bem assim. São considerados ratos as espécies do gênero Rattus, como o rato preto (Rattus rattus) e o rato norueguês (Rattus norvegicus), também conhecido como ratazana. Os ratos se diferenciam dos camundongos porque são maiores, mais pesados, possuem orelhas menores e cauda mais espessa. Mesmo o formato das fezes é diferente para ambos.

Como vivem os ratos?

Os ratos podem ser encontrados em todos os continentes, exceto Antártida. Noturnos, geralmente formam ratarias lideradas por um macho e uma fêmea alfas. Escalam com eficiência, e se aproveitam de pequenos espaços, geralmente em terraços e sótãos. Além dos ratos entrarem na idade reprodutiva aos cinco anos, estima-se que entre 11-31% das fêmeas podem estar grávidas ao mesmo tempo. O resultado? Uma fábrica de roedores, com 6 a 20 crias por fêmea.

Os dentes do rato podem roer quase qualquer coisa

O alimento preferido dos ratos é a carne fresca, assim como cereais, e evitam comer algo estragado. No entanto, podem roer praticamente o que vier pela frente. Como os dentes podem crescer 12 cm por ano, roer acaba sendo uma estratégia de controlar o tamanho deles. Os ratos podem roer papelão, madeira, fios, plástico, até chumbo, alumínio e tijolo. Ratazanas fêmeas podem inclusive canibalizar os próprios filhotes, em um ato extremo de necessidade.

2020 é o ano do Rato… para os chineses

Para a cultura Ocidental, é difícil imaginar um culto ao rato. Bem diferente da China, em cuja cultura o rato aparece no Zodíaco Chinês como o primeiro, dentro de um ciclo de 12 anos. Reza a lenda que o Imperador de Jade, o Soberano na crença chinesa, estabeleceu a ordem do Zodíaco depois de uma corrida. O rato, digamos, “pegou uma carona” com o boi, e saltou à frente na linha de chegada, surpreendendo a todos. Para os orientais, o rato é sinônimo de vitalidade, delicadeza, flexibilidade e de alerta. Além disso, o rato também é sinônimo de fertilidade.

Por que tomar cuidado com ratos?

Ao longo da História, os ratos sempre estiveram associados com a sujeira, com o lixo, e com a causa de doenças. Especula-se que os ratos foram os principais vetores da Peste Negra na Idade Média. O que se sabe é que são mais de 35 doenças transmitidas por esses roedores. Dentre elas, a leptospirose, a febre tifoide e a peste bubônica. No campo, os ratos podem roer grãos e deixar fezes no estoque dos produtos. Eles também podem roer fiações e prejudicar instalações elétricas, o que faz necessário o controle dos ratos, nas cidades e nas zonas rurais.

Anterior

Curiosidades Sobre Pinguins

Curiosidades Sobre Tartarugas

           
Próximo

Deixe um comentário