Curiosidades Sobre Peixes

Eles ocupam os mares, os rios, os lagos e até nossa dieta. Estão mais presentes nas nossas vidas do que nós imaginamos. No entanto, nós continuamos poluindo seus lares e desequilibrando ecossistemas. Aqui estão cinco motivos para conservamos os peixes.

Os peixes foram os primeiros animais vertebrados da Terra

Os fósseis mais antigos de peixes datam de aproximadamente 500 milhões de anos, dentro do período chamado Cambriano. Para efeito de comparação, os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos. Os primeiros peixes eram agnatos (sem mandíbulas), e apresentava como diferencial a notocorda. Os peixes que surgiram depois já apresentavam múltiplas vértebras, formando o esqueleto interno que dá sustentação ao corpo. A partir desses ancestrais, surgiram os peixes (e também tubarões) que conhecemos hoje.

Existem 33.000 espécies de peixes

Dessas 33.000 espécies descritas até hoje, cerca de 15.000 são encontradas em rios e lagos. É algo impressionante, porque a água doce representa apenas 0,3% da água global. Os peixes podem ser encontrados nas mais diferentes condições, incluindo peixes de costões rochosos, peixes abissais ou de coluna d’água. Porém, aproximadamente 120 dessas espécies são ameaçadas de extinção. Os principais motivos que podem causar extinção desses peixes incluem a pesca predatória, contaminação por metais pesados e óleo, poluição e aquecimento global.

Diferenças entre peixes de água doce e peixes de água salgada

Os mares e oceanos são um ambiente muito distinto dos rios e lagos. Diferenças na salinidade, na disponibilidade de algas como alimento e na temperatura impactam na vida do peixe. Os peixes de água salgada são tipicamente maiores e apresentam maior variedade de cores que os de água doce. Em termos de fisiologia, peixes de ambiente marinho consomem bastante água para compensar a perda de água pelas brânquias. Os peixes de água doce não têm esse problema de perda de água, pois há menos sais nos rios e lagos.

Os temíveis peixes abissais

A grande maioria dos peixes conhecidos de água salgada costumam viver 200 m da superfície da água. E existem os peixes abissais, que são encontrados nas profundezas dos oceanos, a partir de 3 km (!) de profundidade, chegando até a 8,37 km (!!!). Nessa zona, a luz solar não consegue chegar, sendo uma região completamente escura, além do pouco oxigênio e alimento disponíveis. Os peixes dessa região podem apresentar órgãos luminosos, dentes longos e pontiagudos, e atraem a presa utilizando nadadeiras dorsais extremamente longas, se tornando exímios predadores.

Comer peixe faz bem…Enfim, como comprar o seu peixe?

Médicos e nutricionistas são unânimes quanto às vantagens de incluir carne de peixe na alimentação humana. Os peixes são fontes de ácidos graxos do tipo ômega-3, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Ainda assim, a atenção deve ser redobrada ao comprar o tão desejado pescado. Ao comprar peixe fresco, é importante ver (1) se o peixe está inteiro, (2) se as brânquias (guelras) estão vermelhas, (3) se os olhos estão brilhantes, (4) se as escamas estão bem presas ao corpo, e (5) se não cheira a podre. É importante também evitar peixes de procedência duvidosa, pois podem estar contaminados com metais pesados.

Anterior

Curiosidades Sobre Cobras

Curiosidades Sobre Tubarões

           
Próximo

Deixe um comentário