Curiosidades Sobre os Estados Unidos

Os EUA são a maior potência mundial e exercem enorme influência política, econômica, social cultural e bélica nos quatro cantos do mundo. O “american way of life” e o sonho americano habitam a imaginação de milhões de pessoas em todos os lugares.

Então, que tal conhecer um pouco dos fatos e curiosidades deste enorme país? Vamos lá!

A Guerra Civil americana

A Guerra Civil americana, entre os estados do sul e do norte, teve como motivo principal a escravidão, largamente empregada nos estados sul, na produção de tabaco e algodão. Os combates ocorridos entre 1861 e 1865 resultaram na morte de pelo menos 620.000 pessoas e milhões de feridos, com a rendição dos estados confederados do sul.

John Fitzgerald Kennedy

JFK foi Presidente dos Estados Unidos de 1961 a 1963 e, talvez, seja o mais emblemático dos presidentes americanos. Governou o país em um período conturbado das tensões entre os EUA e a então URSS no contexto da chamada “guerra fria”. Foi assassinado em 22/11/1963 por Lee Harvey Oswald, em Dalas, Texas. No entanto, há inúmeras versões das “teorias da conspiração” para o seu assassinato, envolvendo altos escalões da política americana naquele momento.

Nova York

Nova York, a cidade que nunca dorme, eternizada na voz de Frank Sinatra (New York, New York) é uma espécie de síntese da civilização, com habitantes de todas as partes do mundo. A Estátua da Liberdade, o Central Park e a Times Square são passeios obrigatórios. Além disso, a cidade possui um dos maiores sistemas de metrô do mundo, o que facilita o deslocamento.

Nova York devastada

O fascínio por Nova York é tão grande que não poderia ser diferente no cinema. A cidade já foi literalmente “riscada” do mapa em filmes como Independence Day (1996), com Jeff Goldblum; em Armageddon (1998), com Bruce Willis e Ben Aflleck; e em O Dia Depois de Amanhã (2004), talvez o melhor dos três, com Dennis Quaid e Jake Gyllenhall.

Parque Nacional de Yellowstone

O Parque Nacional de Yellowstone na fronteira dos estados do Wyoming, Idaho e Montana atrai milhões de turistas todos os anos. Com cerca de 9000 m2, o parque inclui atrações como o gêiser Velho Fiel (Old Faithfull), em função de sua regularidade na erupção de água quente, praticamente a cada 90 minutos. Mas há também outras atrações, como os alces, bisões e ursos, além de desfiladeiros e quedas de água de tirar o fôlego.

Grand Canyon

O Grand Canyon é um enorme desfiladeiro esculpido ao longo de milhões de anos pelo rio Colorado. Localizado no estado do Arizona, tem cerca de 450 km de comprimento, 30 km de largura e sua profundidade pode chegar a 1.600 metros. Lá também está localizada a antiga reserva indígena Havasupai, cujo acesso é feito somente por mulas.

Las Vegas

Para que gosta de diversão e da adrenalina dos jogos, não há como não conhecer Las Vegas. É possível ganhar uma grana ou perder rios de dinheiro (talvez isto seja mais provável), em cassinos como o Caesars Palace, Aria, Gold Nugget, Bellagio, MGM Grand e o Circus Circus. É possível também se casar, sob as “bênçãos” de Elvis Presley em uma das capelas da cidade.

Imigrantes nos Estados Unidos

Estima-se que 19% da população total dos Estados Unidos (de 329 milhões de habitantes) sejam de imigrantes, que muito contribuíram para a formação do país. Destes, haveria cerca de 22 milhões (o número não é consensual) em situação irregular. Em 2019, o Governo Trump anunciou novas regras que ampliam as possibilidades de deportação, o que já aconteceu com quase 400 brasileiros em 2020.

Nova Orleans 

Nova Orleans, no estado de Louisiana e às margens do rio Mississipi, é conhecida como o berço do jazz (vale visitar lá o Museu do Jazz) e por festas famosas, como o Mardi Gras, o maior carnaval americano de rua, celebrado na mesma data do nosso. Em agosto de 2005 a cidade foi devastada pelo furacão Katrina. A tragédia encontra-se eternizada no Hurricane Katrina Memorial.

Hollywood

Hollywood, no estado da Califórnia, é a capital mundial do cinema. Sonhos e decepções se mesclam ali cotidianamente na busca pela fama. O famoso letreiro Hollywood, localizado no Monte Lee é o símbolo da cidade, assim como a calçada da fama das estrelas, na Hollywood Boulevard e Vine Street. Os maiores sucessos de bilheteria de Hollywood são: Guerra nas Estrelas: Episódio I – A Ameaça Fantasma, Toy Story 3 e o Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei. Produziu ícones como: Jack Nicholson, Marlon Brando, Tom Hanks, Morgan Freeman, Ingrid Bergman, Bette Davis, Meryl Streep e Katharine Hepburn.

Anterior

Curiosidades Sobre a China

Curiosidades Sobre o Japão

           
Próximo

Deixe um comentário