Curiosidades sobre o México

O México é um país latino, situado na América do Norte, com quase dois milhões de km² e população superior a 110 milhões de pessoas. A cidade do México é a capital e uma das maiores metrópoles do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. O México tem vários fatos e curiosidades que valem a pena serem conferidos aqui no nosso blog.

Índios Astecas no México

A civilização Asteca, que habitou o México nos séculos XIV a XVI, fundou a cidade de Tenochtitlán, onde hoje é a cidade do México, capital do país. No século XVI, sob o comando de Montezuma II, tinham um império composto de mais de 500 cidades. Com a chegada dos espanhóis, o império foi devastado, sua riqueza tomada e a população, agora transformada em escravos, obrigada a trabalhar nas minas de ouro e prata.

Pirâmides e sacrifícios humanos no México

Os Astecas adoravam diferentes deuses e deusas. Vários complexos arquitetônicos foram construídos para os cultos religiosos e sacrifícios humanos em homenagem aos mesmos. O mais conhecido é o Templo Maior ou Pirâmide de Tenochtitlán, com mais de 60 metros de altura e 250 km². No final da sua construção, no século XV, três mil astecas foram sacrificados em honra ao deus sol Huitizilopchtli.

Arquitetura e ruínas Maias no México

A civilização Maia também é muito importante para a história e cultura do povo mexicano. Chichen Itza é uma antiga cidade Maia, no Estado de Yucátan. Lá é possível conhecer o Templo de Kukulcán, uma impressionante pirâmide que conta com exatos 365 degraus, ou um para cada dia do Haab, o calendário agrícola Maia. Ainda em Yucátan, temos Coba, que foi uma das maiores cidades dos Maias, abrigando mais de 50.000 habitantes em seus 50 km². 

Terremotos no México

O México está no chamado Anel de Fogo do Pacífico – ou Círculo de fogo – que se estende por mais de 40.000 quilômetros, da América do Sul até à Nova Zelândia, em forma de ferradura. É uma área de enorme instabilidade provocada pelo deslizamento das placas tectônicas e, desta forma, concentra a maior incidência de vulcões e terremotos. A Cidade do México, por um destes caprichos do destino, registrou dois terremotos devastadores na mesma data, 19 de setembro. O primeiro em 1985 fez mais de 10.000 vítimas. O segundo, em 2017, quando no momento das homenagens às vítimas do terremoto anterior, ocorre outro abalo de 7,1 na escala Richter, matando 369 pessoas e deixando um rastro de destruição pela cidade.

Dia de finados no México

O Dia de los muertos no México é um dos mais famosos do mundo. Na realidade, não se trata de um único dia, mas de um festival que se prolonga por três dias. São feitas fantasias de caveiras e preparadas as comidas preferidas das pessoas que se foram, como forma de perpetuar o legado dos entes queridos. É uma data festiva e alegre. Acredita-se que durante os festejos as almas dos mortos retornam para visitar parentes e amigos. A animação Viva: a vida é uma festa, produzida em 2017 pela Pixar retrata bem o festival.

Telenovelas e séries mexicanas

O México produz novelas e séries que são muito famosas mundo afora, incluindo o Brasil. Um dos fenômenos de audiência foi a novela Maria do Bairro (Maria la del Bairro), com a cantora e atriz Thalia, que interpreta uma garota pobre que vai morar em uma mansão depois da morte de sua madrinha. Foi exibida pelo SBT em 1997 e, devido ao seu sucesso, foi reprisada seis vezes. A novela da Televisa mexicana foi exibida em mais de cinquenta países.

O seriado Chaves (El Chavo del Ocho), criação de Roberto Bolãnos, é também um fenômeno de popularidade e longevidade. Exibido desde os anos 1970, a turma, que conta ainda com Quico, Chiquinha, Seu Madruga, Dona Florinda, Professor Girafales e a Bruxa do 71, dentre outros, já foi reprisada à exaustão aqui no Brasil e em vários outros países, atraindo fãs e curiosos de todas as idades.

A Copa do Mundo de 1970 no México

A Copa de 1970 no México é particularmente importante para nós, brasileiros, pois ali conquistamos o tricampeonato mundial, com uma seleção que ainda é a principal referência de como jogar futebol com qualidade. A Copa de 1970 foi também a primeira s ser transmitida ao vivo e em cores para o Brasil, apesar de os aparelhos de televisão em cores (inventada por um mexicano, por sinal) serem objeto de luxo e para poucos. O replay das jogadas apareceram também pela primeira vez, aqui denominados à época de repeteco, assim como os cartões amarelo (advertência) e vermelho (expulsão).

Imigração mexicana para os Estados Unidos

Estima-se que 19% da população total dos Estados Unidos (de 329 milhões de habitantes) sejam de imigrantes, que muito contribuíram para a formação do país. Destes, haveria cerca de 22 milhões (o número não é consensual) em situação irregular. Os mexicanos constituem a maioria dos imigrantes nos Estados Unidos, ou algo em torno de 26% do total. Estima-se que 45% dos mexicanos estejam lá de forma ilegal.

Vôlei na fronteira do México com os EUA

A cidade de Naco é cortada por uma cerca, que separa o Arizona, nos EUA de Sonora, no México. Ali, todos os anos, os habitantes dos dois países se juntam para uma partida de vôlei, tendo a cerca como “rede”.

Anterior

Curiosidades sobre o Basquete

Curiosidades sobre a Grécia

           
Próximo

Deixe um comentário