Curiosidades Sobre o Japão

O Japão, a “Terra do Sol Nascente”, é a terceira maior economia do mundo e uma referência quando o assunto é tecnologia e inovação. Possui um dos maiores adensamentos populacionais do planeta. A Região Metropolitana de Tóquio, por exemplo, tem incríveis 38 milhões de pessoas. Tem cultura milenar e grande influência cultural no Brasil.

Que tal conhecermos um pouco mais sobre o Japão?

Hiroshima: a destruição de uma cidade

Como forma de forçar os japoneses a se renderem na Segunda Grande Guerra Mundial, no dia 06/08/1945 os americanos lançaram a bomba Little Boy sobre Hiroshima. O “cogumelo” que se formou após a explosão da bomba atingiu 5,5 milhões de graus, 9000 metros de altura e provocou ventos de quase 940 km/h, espalhando radiação em todas as direções. 221.893 é o número reconhecido de mortos, em um dos maiores genocídios da história.

Samurais no Japão

Os samurais fazem parte da história do Japão. Eles eram treinados desde a infância para defender os senhores feudais (posteriormente viraram soldados) nos séculos de VIII a XIX. Praticantes da arte marcial Kobudo ou Koryu, tinham um código de ética muito rígido, denominado Bushido.

Gueixas e a tradição japonesa

Ao contrário do imaginário popular, as gueixas são responsáveis pela permanência da tradição milenar japonesa e, assim, elas se tornaram ícones da cultura do país. As gueixas passam por um longo processo de treinamento que se inicia por volta dos 11, 12 anos. O número delas vem caindo a partir da segunda guerra, mas ainda permanecem presentes no país.

O trem bala japonês

64 milhões de japoneses utilizam a Shinkansen (trens e malha ferroviária de alta velocidade) todos os dias. Operados pela Japan Railways, os trens, confortáveis e seguros, circulam a velocidades na casa dos 300 km/h. No entanto, já há testes com o Maglev, que pode chegar a mais de 500 km/h, funcionando por levitação magnética.

Terremotos no Japão

O Japão está no chamado “Anel de Fogo”, área de enorme instabilidade provocada pelo deslizamento das placas tectônicas e onde se concentra a maior incidência de vulcões e terremotos. Desta forma, o país passa frequentemente por tremores de terra. O maior terremoto no país foi o de Tohoku, em 2011, com magnitude 9,0 na escala Ritcher (vai até 10). O terremoto e o tsunami que se formou mataram 29.000 pessoas. O mais letal foi o de Kanto, em 1923, com 142.800 vítimas.

Presença japonesa no Brasil

Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em Santos, com 783 pessoas. O Brasil conta com o maior contingente de descendentes de origem japonesa (os nikkeis), cerca de 1,6 milhões. O bairro da Liberdade em São Paulo, fundado por japoneses, é um lugar onde, seguramente, podemos ir ao Japão sem ir para lá.

Esportes no Japão

O sumô, cuja origem remonta há mais de 2.000 anos, é o esporte mais praticado no Japão e também um símbolo do país, ao lado do beisebol. O futebol cresce rapidamente, caindo no gosto dos japoneses, principalmente a partir da passagem do craque Zico por lá, tanto na Seleção do país como em clubes. Judô, karatê, kendo, golfe e tênis de mesa também contam com muitos adeptos.

Aprenda alguns costumes antes de visitar o Japão

Com uma cultura milenar, é preciso alguns cuidados para não desrespeitar as tradições japonesas. Pequenas atitudes como não atravessar fora da faixa, respeitar filas, não fazer barulhos em transporte público, segurar o elevador para que outras pessoas entrem e não fumar em público fazem toda a diferença por lá.

A educação no Japão

O sistema educacional japonês valoriza a ética, a moral, a cultura e a história do país no mesmo nível das matérias tradicionais. Há enorme ênfase nos exames de qualificação em todos os níveis de ensino, mas o que tira o sono dos estudantes japoneses são os rigorosos exames para as Universidades, que se concentram em língua japonesa, estudos sociais, matemática, ciências e línguas estrangeiras. Os alunos que não passam nestes exames são chamados de ronins (samurais sem mestre), pois terão que passar o ano seguinte estudando sozinhos.

Os animes e mangás do Japão

O mangá nos remete á tradição dos quadrinhos orientais e possivelmente tenha origem chinesa, apesar de o seu impulso vir da criação japonesa. A expressividade do rosto (principalmente os grandes olhos) e a agilidade da narrativa são características da arte. Os animes são a expressão animada dos mangás, transportados para as telas. Produções como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Pokémon fizeram – e ainda fazem – enorme sucesso no Brasil.

Anterior

Curiosidades Sobre os Estados Unidos

Curiosidades Sobre Portugal

           
Próximo

Deixe um comentário