Curiosidades Sobre o Inverno

O Inverno, uma as quatro estações do ano, é caracterizado por temperaturas mais baixas. É mais sentido no hemisfério norte, que conta com estações melhores definidas. No hemisfério sul há também regiões de frio mais intenso, de clima mais seco e baixa incidência de chuvas.

Vamos aprender mais sobre o inverno? Então vamos lá!

As quatro estações do ano

Primavera, verão, outono e inverno, as quatro estações, foram definidas em função das variações climáticas que são observadas ao longo do ano. Essas variações são motivadas pela inclinação da Terra em relação ao Sol. Por conta desta inclinação, os dias no inverno são mais curtos e as noites mais longas.

Um planeta, dois “invernos”

As estações ocorrem em meses diferentes nos hemisférios sul e norte da Terra, por conta da inclinação do planeta em relação ao Sol e pelos movimentos de rotação e translação da Terra. Assim, o inverno no hemisfério norte, ou inverno boreal, ocorre mais ou menos entre 21 de dezembro e 20 de março. No hemisfério sul, o inverno austral acontece entre 21 de junho e 20 de setembro.

Cidades mais frias do mundo

O frio está inegavelmente associado ao inverno. Mas há lugares onde o frio é uma constante. As duas cidades mais frias do mundo estão na Rússia: Oymyakon, ao leste da Sibéria, já registrou 71,2ºC negativos. O documentário “To the coldest land” (disponível no youtube) mostra a realidade dos moradores de lá. Verkhoyansk, também na Sibéria, já marcou incríveis 67ºC negativos e temperaturas médias em janeiro de menos 49ºC.

Cidades mais frias no Brasil

No Brasil não chega a fazer esse frio todo, mas há registros de temperaturas bem abaixo de zero, o que chega a ser espantoso para um país tropical. A região Sul do país é onde se sente mais o frio. Urupema, na serra catarinense, cravou -9,4ºC e tem temperatura média de +8ºC. Na cidade de São Joaquim, também em Santa Catarina, é possível verificar temperaturas de -10ºC. São Gabriel (RS), na fronteira com o Uruguai, registra picos de -4ºC, com ocorrência de fortes geadas, o que multiplica a sensação de frio.

Protegendo-se do inverno

Os seres humanos se protegem do inverno, através de roupas de lã ou couro, alimentos quentes, casas com aquecimento, menor exposição ao clima, entre outros artifícios. Os animais também têm “truques” inteligentes para se proteger do frio intenso e da escassez de alimentos durante o inverno. Alguns, como pequenos mamíferos (hamsters, morcegos, esquilos, etc) e até ursos hibernam na estação, entrando em um sono profundo, diminuindo o ritmo cardíaco e mantendo uma temperatura corporal mais adequada. Já a Monarca (Danaus plexippus) espécie de borboleta migratória, viaja milhares de quilômetros dos Estados Unidos e do sul do Canadá para Michoacán, no México, fugindo do frio. Elas possuem um “radar” interno, se orientando pelo campo magnético da Terra.

Turismo de inverno no Brasil

Se você gosta do frio e quer curtir um bom vinho, deliciosos foundues, chocolates quentes e uma lareira, é indispensável conhecer, por exemplo, Monte Verde, no sul de Minas, conhecida como a “Suiça de Minas Gerais”, com construções e paisagens belíssimas, além de Maria da Fé (a cidade mais fria do Estado), Milho Verde e São Tomé das Letras. Campos do Jordão, em São Paulo, a “Suiça do Brasil”, é o mais alto aglomerado urbano do Brasil, com imponente arquitetura europeia, e é também um destino certo. Em Gramado, na Serra Gaúcha, há belas cachoeiras, passeio de pedalinho e o Mundo do Chocolate, com réplicas de grandes construções do planeta, feitas de chocolate. Em Canela, também na Serra Gaúcha e próxima a Gramado, é imperdível um passeio ao Parque Estadual do Caracol e levar as crianças ao Alpen Park e ao Parque Terra Mágica Floribal.

Inverno e cinema

A estação mais fria do ano já produziu bons filmes, para se ver devidamente aquecido por um cobertor e uma bebida quente. O clássico “O Iluminado”, de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson no papel principal, conta a história de um escritor que, junto com sua família, vai cuidar de um hotel durante um rigoroso inverno e enlouquece gradativamente. A saga “Era do Gelo” diverte adultos e crianças com as aventuras de Manny, Sid e Diego. “O Regresso” conta as adversidades vividas por um caçador que, atacado por um urso e deixado à beira da morte por seus companheiros, parte em busca de vingança. Rendeu o Oscar de melhor ator para Leonardo DiCaprio.

Anterior

Curiosidades Sobre o Dia dos Namorados

Curiosidades Sobre o Outono

           
Próximo

Deixe um comentário