Curiosidades sobre o Halloween

Bruxas, monstros, fantasmas e zumbis! O Halloween é comemorado em várias partes do mundo, ainda que com características diferentes. A festa é particularmente famosa nos Estados Unidos, ainda que não tenha se originado por lá.

Que tal saber mais sobre este dia? Mesmo que tenha medo, vamos lá!

Origem do Halloween

O Halloween ou o Dia das Bruxas é uma festa tradicional nos Estados Unidos, mas que tem a sua origem na Irlanda.  Os antigos celtas celebravam o Samhain, que marcava o fim do verão e a estação das colheitas. As celebrações eram conhecidas com o Dia das Almas, na qual acreditava-se que havia uma espécie de ponte entre o mundo espiritual e o mundo mortal. A Igreja Católica, no século VIII, teria alterado a data do Dia de Todos os Santos para 1º. de novembro, tentando uma espécie de transformação da festa pagã em ritual cristão. Assim, o Halloween é comemorado no dia anterior, 31de outubro.

Halloween: origem do termo

Os estudiosos compreendem que “Hallow” seja um termo arcaico para santo e que “Eve” seja véspera. Desta forma a junção e contração dos dois termos deu origem a Halloween, que quer dizer a noite anterior ao Dia de Todos os Santos (1º. de novembro), segundo designação usada até o século XVI. Então, a tradução para o português como o Dia das Bruxas não faz jus à origem do termo.

A Abóbora iluminada

Nos Estados Unidos é comum a utilização de abóboras iluminadas e esculpidas no Halloween. Esta tradição teria a ver com uma lenda, segundo a qual um trapaceiro, de nome Jack, teria sido condenado a vagar eternamente pela Terra após a sua morte. O diabo teria lhe dado uma brasa de carvão. Jack então teria desenhado o seu rosto em uma abóbora e colocado a brasa de carvão dentro, para iluminar o seu caminho pela eternidade.

Gostosuras ou travessuras?

Além das abóboras iluminadas, já é tradição nos Estados Unidos e em alguns outros países as crianças se fantasiarem no Halloween e irem de porta em porta perguntando: gostosuras ou travessuras (trick or treat)? Esta tradição teria origem irlandesa e britânica e estaria ligada ao soul cake, ou bolo das almas, que afastaria os espíritos malignos.

Halloween pelo mundo

Na Irlanda, é comum na data a celebração com pratos do dia a dia da culinária do país, como a torta de abóbora, e o bonfire toffee, guloseima feita de manteiga, caramelo e manteiga.

A maioria dos países de língua ou origem hispânica não comemora o Halloween, mas sim o Dia dos Mortos (Dia de los muertos), uma celebração que dura três dias, começando no 31 de outubro e encerrando no segundo dia de novembro. É uma festa tradicional no México, por exemplo, que inclui, no 1º. de novembro o Dia dos Inocentes, em homenagem aos pequenos que morreram antes do batismo.

Halloween no Brasil

Apesar de não ser uma festa tradicional no Brasil, o Dia das Bruxas vem ganhando espaço no nosso país, concentradas em festas particulares, boates e outros espaços, nos quais as pessoas se fantasiam de monstros, bruxas, zumbis, etc. A ideia, entretanto, encontra resistências aqui, pois há aqueles que acreditam que o nosso folclore é suficientemente rico em tradições para que importemos elementos de outras culturas.

A cidade mais mal-assombrada do mundo

Nova Orleans, nos Estados Unidos, é considerada a cidade mais mal-assombrada do mundo. As histórias assombradas estão por todo lugar lá. O restaurante Muriel’s, famoso na cidade, seria assombrado pelo espírito de Pierre Lepardi, que teria se suicidado após perder tudo no jogo. Passou a assustar o local e, para acalmá-lo, sempre lhe “reservam” uma mesa com velas, pães e vinhos. Marie Laveau, a Rainha do Vudu, é vista até hoje andando pelas ruas da cidade. 

A bruxaria moderna 

A Wicca, uma espécie de religião, com origem na Europa Ocidental, é considerada por alguns como a bruxaria moderna. Diferentemente do que o senso comum associa á bruxaria, a Wicca tem suas bases na magia da cura, utilizada para o bem, e na cura através da natureza e dos animais. Acreditam que todos, homens e mulheres, devem ser considerados iguais.

Halloween e comércio nos Estados Unidos

Além de ser uma festa tradicional nos Estados Unidos, o Halloween por lá é também um grande negócio, que envolve mais da metade da população do país e que movimentou cerca de 11 bilhões de dólares em 2019. Em 2018, o filme “Halloween”, lucrou, somente na semana de lançamento nada menos que 77,5 milhões de dólares.

As bruxas e a “santa” inquisição

Por mais de trezentos anos na Europa medieval, as mulheres eram associadas à bruxaria e à prática do ocultismo. Estariam a serviço da perversidade e do demônio. Elas eram consideradas bruxas e foram condenadas, pelos tribunais de inquisição da Igreja Católica, a morrer queimadas, para purgar os seus pecados. Estima-se que mais de 60.000 mulheres tiveram as suas vidas interrompidas desta forma. Havia até uma espécie de manual para a condução das inquisições, chamado “O Martelo das Bruxas” ou o “Martelo das Feiticeiras”.

Anterior

Curiosidades sobre a Proclamação da República

Curiosidades sobre o Carnaval

           
Próximo

Deixe um comentário