Curiosidades sobre o Dia de Finados

O Dia de Finados, no qual são prestadas homenagens e feitas orações aos mortos, é celebrado em todo o mundo. De diferentes maneiras e em diferentes datas, esta é uma tradição secular, independentemente da religião ou crença de cada população. Alguns em tom de tristeza, outros de maneira alegre e festiva, há sempre um modo de celebrar e honrar os que se foram.

Quer saber mais sobre o Dia de Finados? Nosso blog te dá uma mão!

Origem do dia de finados

É provável que o dia de finados tenha sido originado com os celtas, que separavam uma data no calendário para homenagear os mortos. A Igreja Católica passou há destinar um dia para esta  homenagem no século V, acreditando que os mortos estariam passando por um processo de purificação de suas almas, no purgatório. Em 998 o monge Odilo de Cluny orientou sobre a necessidade de todos os monges de sua abadia rezarem pelos mortos. No século XI a data foi oficializada por diferentes papas católicos. Mas é somente no século XIII que o dia 2 novembro foi estabelecido como a data oficial da Igreja Católica para homenagens e orações aos que se foram.

Dia de finados pelo mundo

No Japão os mortos são homenageados em 15 de agosto e as comemorações duram três dias, com direito a danças e comidas preparadas especificamente para a ocasião, além da limpeza que é feita nas lápides dos túmulos neste dia. Na Guatemala, a tradição manda empinar pipas gigantes perto dos túmulos e a preparação de pratos típicos. No Camboja, além das orações feitas em templos, há também corridas de búfalos e lutas.

Dia de finados no Brasil

No Brasil o mais comum é a tradicional visita ao túmulo de entes queridos, com o oferecimento de flores. A celebração de missas em homenagem aos mortos é também bastante utilizada em várias partes do país. Diferentemente de alguns lugares, o dia de finados é momento de reflexão e tristeza.

Dia de finados no México

O Dia de los muertos no México é um dos mais famosos do mundo. Na realidade, não se trata de um único dia, mas de um festival que se prolonga por três dias. São feitas fantasias de caveiras e preparadas as comidas preferidas das pessoas que se foram, como forma de perpetuar o legado dos entes queridos. É uma data festiva e alegre. Acredita-se que durante os festejos as almas dos mortos retornam para visitar parentes e amigos. A animação Viva: a vida é uma festa, produzida em 2017 pela Pixar retrata bem o festival.

Taj Mahal: o amor eternizado

Consta que o Príncipe Shah Jahan mandou construir o Taj Mahal (que é patrimônio mundial da humanidade) após o falecimento de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal. Ao custo de quase um bilhão de dólares, o Taj Mahal é um dos principais destinos de quem visita a Índia e é uma das sete maravilhas do mundo moderno.  O Taj Mahal fica localizado na cidade de Agra, a três horas da capital Nova Déli.

Outros túmulos famosos

O túmulo do cantor Elvis Presley instalado na mansão Graceland, no Tennessee, recebe mais de meio milhão de fãs e visitantes durante o ano. Na Inglaterra há pelo menos dois túmulos famosos: o do escritor William Shakespeare, em Stratford-upon-Avon e o da princesa Diana, em Althorp, North Hampshire. A visitação ao túmulo da princesa ocorre entre julho e setembro. Nos Estados Unidos recebem também milhares de visitantes todos os anos os túmulos de Frank Sinatra (que teria sido enterrado com uma garrafa do uísque Jack Daniels e um maço de cigarros) e do cantor pop Michael Jackson, autor de Thriller, o álbum mais vendido em toda a história da música.

As catacumbas de Paris

Vinte metros abaixo das ruas de Paris, capital da França, há um extenso emaranhado de túneis com as ossadas de milhões de pessoas, conhecido como as catacumbas de Paris. Estima-se que os túneis tenham mais de 350 quilômetros. A construção das catacumbas teve início no século XVIII em função da superlotação dos cemitérios da cidade e dos perigos causados por esta situação de insalubridade. O trecho aberto à visitação de turistas tem 1,5 quilômetros e dura aproximadamente uma hora, com descida de mais de 100 degraus.

As pirâmides do Egito

As pirâmides do Egito foram edificações especiais para abrigar os poderosos faraós, que eram enterrados (mumificados) normalmente com todos os seus pertences, incluindo familiares, sacerdotes e serviçais. As mais famosas pirâmides egípcias são as de Quéops, Quéfren e Miquerinos, em Gizé. Elas são guardadas, segunda a mitologia, pela Esfinge, um ser com cabeça de faraó e corpo de leão. Há 138 pirâmides catalogadas no Egito e, apesar de serem as mais famosas do mundo, o país com o maior número delas é o Sudão, no nordeste da África, com 255 construções deste tipo.

Anterior

Curiosidades sobre o Dia das Crianças

Curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher

           
Próximo

Deixe um comentário