Curiosidades Sobre o Dia da Mentira

No dia da mentira todos se esforçam ao máximo para que amigos, parentes, colegas façam papel de bobos e ingênuos. Desde mentiras sofisticadas, que passam até pela política, até as pequenas brincadeiras, vale a pena se esforçar para enganar alguém no 1º de abril. Você pode aprimorar o seu repertório lendo alguns fatos e curiosidades sobre o dia da mentira aqui. Vamos lá então?

A origem do dia da mentira

Na França, no século XVI, as festividades de ano novo ocorriam entre 25 de março e 1º de abril. No entanto, a partir da definição do calendário gregoriano (que é o utilizado no Brasil) a celebração do ano novo foi modificada para 1º de janeiro. Como parte da população, por desconhecimento, continuava a comemorá-lo no 1º de abril, eram alvo de brincadeiras, falsos presentes, convites para festas inexistentes e outras chacotas, além de serem chamados de “bobos de abril”.

O dia da mentira no mundo

Na Inglaterra e Irlanda também se pregam peças no dia da mentira, mas somente até o meio-dia. Na França há o Poison d’avril, ou peixe de abril, que consiste em pregar um peixe de papel nas costas de alguém. Na Grécia, se você for convincente em enganar alguém, terá sorte durante todo o ano. Nos Estados Unidos, o April’s Fool Day incluem notícias falsas nas rádios e jornais, bem como brincadeiras com amigos e colegas de trabalho.

O dia da mentira no Brasil

 O dia da mentira no Brasil foi trazido pelos portugueses e caiu no gosto popular. No Império, havia até um jornal, chamado “A Mentira”, que certa vez teria chegado a noticiar a morte de Dom Pedro II. Seguramente esse jornal é um dos embriões dos jornais sensacionalistas que circulam em todo o país.

Mentiras famosas 1

Em 1807, Portugal estava em uma encruzilhada. Ou se aliava à França de Napoleão e aceitava as condições que eram impostas para isso, ou seria invadido pelas tropas francesas. Portugal então “resolve” aceitar algumas das condições e uma correspondência neste sentido foi enviada à Paris. Mas, secretamente, Dom João VI negociava com a Inglaterra proteção para a fuga da corte real para o Brasil – e de toda a elite portuguesa – em troca da abertura dos portos para os ingleses. Assim, em 29 de novembro de 1808, sob a proteção da Inglaterra, a família real foge para o Brasil. A França invade o reino de  Portugal, sem rei e sem acordo.

Mentiras famosas 2

Em 1938, Orson Welles narrou uma invasão marciana na Terra, em um programa na Rádio americana CBS. O tom que ele imprimiu à narrativa foi tão real que muitos ouvintes acreditaram mesmo que a invasão estava acontecendo. O pânico se espalhou pelo país e houve quem visse discos voadores e meteoros. Na realidade tratava-se de uma adaptação para o rádio do livro “Guerra dos Mundos”, de H. G. Wells. O livro, aliás, ganhou algumas versões para o cinema, como em 2005, com o ator Tom Cruise.

Mentiras famosas 3

Em 1998 um enorme escândalo tomou conta dos Estados Unidos, envolvendo ninguém menos do que o próprio Presidente do país à época, Bill Clinton. O Presidente estaria tendo um relacionamento amoroso e sexual com uma estagiária da Casa Branca, Monica Lewinski, de 22 anos. Tanto o Presidente como a própria estagiária negaram veemente qualquer relação, mas, diante das evidências, não conseguiram sustentar as mentiras. A principal prova foi um vestido que Bill Clinton deu de presente à Mônica, no qual se verificou a existência de sêmen do Presidente nele.

A mentira no cinema

A mentira já teve bons momentos no cinema. Sem dúvida alguma, a mais famosa produção cinematográfica tendo a mentira como pano de fundo é a animação Pinóquio, de 1940, dos estúdios Disney, na qual um boneco de madeira ganha vida, mas vê o seu nariz crescer toda vez que mente. Foi vencedor de dois Oscars.

Pinóquio foi um personagem criado pelo italiano Carlo Collodi para o romance “As Aventuras de Pinóquio”.

Aproveitando-se da ingenuidade dos pais, Matthew Broderick finge estar doente para não ir à aula (quem não fez isso?) e tem um dia fantástico com os amigos em Curtindo a vida adoidado, produção de 1986.

O Mentiroso, de 1997, com Jim Carrey no papel principal, narra as enrascadas nas quais um advogado se mete quando o seu filho, no aniversário, deseja que o pai só fale a verdade por um dia. É diversão garantida.

Teste seus conhecimentos:

Quiz sobre o Dia da Mentira
Anterior

O Que os Milionários Têm em Comum?

Como Ser Bem Sucedido? – 5 Atalhos

           
Próximo

Deixe um comentário