Curiosidades sobre o Carnaval

O carnaval é, seguramente, a maior manifestação cultural e popular do Brasil e levam milhões de pessoas às ruas por todo o país. A palavra tem origem latina e significa “afastar-se da carne”, indicando o período da quaresma católica, quando as pessoas deveriam se abster dos prazeres da carne.

Aqui você vai ficar sabendo mais algumas coisas e curiosidades sobre o Carnaval.

As origens do Carnaval

É bastante provável que o carnaval tenha a sua origem nas Sacéias, na Babilônia (que ficava ao sul de Bagdá) , quando os presos assumiam o papel real, antes de ser chicoteado e enforcado. No templo de Marduk, na Mesopotâmia (onde hoje é o Iraque), o rei era humilhado diante da divindade para mostrar a sua submissão. Nos Bacanais, de origem grega e romana, na Saturnália e na Lupercália romanas as orgias, bebedeiras e muito sexo eram comuns em dezembro e em fevereiro. Entre os anos 476 e 1000, a Igreja Católica introduziu a quaresma, período de penitência e orações, que sucede o carnaval e antecede a Páscoa.

O carnaval no Brasil

Uma paixão nacional, o carnaval no Brasil tem origem com o entrudo português no século XVII. O samba começa a ser referência para a folia somente nos anos 1900. O primeiro samba foi “Pelo Telefone”, de 1917. Logo depois vieram as marchinhas, que caíram no gosto popular. A primeira escola de samba do Brasil foi a “Deixa Falar”, criada no Rio de Janeiro, em 1928. Hoje o carnaval movimenta milhões de pessoas no país (e milhões de reais) em manifestações como escolas de samba, blocos carnavalescos, caricatos, cortejos, bailes, etc.

Maiores vencedoras do Carnaval Carioca

O carnaval do Rio de Janeiro integra o Guinness, o livro dos recordes, como o maior do mundo. Isso se deve principalmente aos desfiles das Escolas de Samba, que atraem a atenção de milhões de pessoas, não só no Brasil, mas também no mundo inteiro. O primeiro desfile oficial foi organizado por Mário Filho (que empresta o seu nome ao Maracanã) em 1931 e foi vencido pela Deixa Falar. De lá para cá, a Portela acumulou 22 títulos, e é denominada de “A Majestade do Samba”. A verde e rosa Mangueira está em segundo lugar, com 20 campeonatos, seguida pela Beija Flor de Nilópolis, com 14 canecos.

O maior bloco de carnaval do mundo

O Galo da Madrugada arrasta quase dois milhões de pessoas pelas ruas de Recife/PE desde 1932. Neste ano, o bloco denominado Homem da Meia-Noite desfilou pela cidade pela primeira vez. O Galo da Madrugada foi criado em m 1978 por um  grupo de amigos e está no Guinness Book como o maior bloco de carnaval do mundo.

O carnaval dos bonecos gigantes

Ainda em Pernambuco, uma das maiores manifestações populares durante o carnaval são os bonecos gigantes de Olinda. A cada ano um personagem é homenageado com os bonecos, que são carregados pelos chamados “bonequeiros”. A estrutura  chega a quatro metros de altura e peso de quinze quilos. Haja fôlego e preparo físico.

Trios elétricos

Assim como é impossível conceber o carnaval carioca sem as escolas de samba, também não é possível imaginar Salvador/BA sem os trios elétricos. Espalhados por todo o Brasil durante o carnaval, o trio elétrico foi inventado em 1950 por Dodô e Osmar, que imaginaram uma forma de mais pessoas se juntar à sua música durante a folia. Aos dois se juntou Armandinho, que compôs a Vassourinha Elétrica que diz em sua letra que “abriu alas e caminhos para depois passar o trio de Armandinho, Dodô e Osmar”. Curiosamente, o hit “Varre, varre, varre, vassourinha” foi utilizado por Jânio Quadros durante a sua campanha para a presidência do Brasil em 1960, em referência à sua (suposta) luta contra a corrupção no país.

Carnaval no mundo

O Mardi Grass, em Nova Orleans e outras cidades, é o maior carnaval americano de rua e acontece na mesma data que no Brasil. No Japão, o carnaval é celebrado em agosto, com direito a desfiles de escolas de samba. Na Bélgica as comemorações do carnaval são feitas desde 1892. Um dos carnavais mais tradicionais do mundo é o de Veneza que, segundo registros, data de 1268. É costume por lá a utilização de máscaras e isso estaria ligado ao fato de elas servirem como disfarces para a nobreza brincar o carnaval, se misturando ao povo.

Anterior

Curiosidades sobre o Halloween

Curiosidades sobre o Natal

           
Próximo

Deixe um comentário