Curiosidades sobre o Canadá

O Canadá é um país de dimensões continentais. É o segundo maior país do mundo em extensão territorial, com quase dez milhões de quilômetros quadrados. Para o tamanho do país a população é pequena, com cerca de 34 milhões de habitantes, que se concentram na parte sul do país, na fronteira com os Estados Unidos, onde o clima é menos severo. É um dos países mais desenvolvidos do planeta e referência no campo educacional e na conservação do meio ambiente.

Cataratas do Niágara

As Cataratas do Niágara (Niagara Falls) se constituem em um espetáculo único. As cataratas se localizam no Rio Niágara, na fronteira do Canadá com os Estados Unidos. Os grandes volumes de água são mais presentes durante o verão e podem chegar a 2.400 metros cúbicos por segundo. No inverno a água chega até a congelar, o que fornece uma visão diferente. No lado canadense há a cidade de Niagara Falls. Já do lado americano, Bufalo é a cidade mais próxima. Caso o turista tenha visto para os dois países, é possível ver a paisagem das quedas d’aguas dois lados, passando pela Raibow Bridge (ou ponte do arco íris).

Montanhas Rochosas

As Rocky Mountains se estendem do Novo México, nos Estados Unidos, até a Columbia Britânica, no Canadá. O monte Elbert, do lado americano, é o mais alto do conjunto de montanhas, com 4.401 metros de altura. Do lado canadense e a 150 quilômetros da cidade de Calgary está o maravilhoso Parque Nacional de Banff, o mais antigo do país, com 6.600 quilômetros quadrados.  Em Banff há paisagens alpinas e lagos deslumbrantes, como o Moraine, patrimônio da humanidade. Há ainda outros lagos igualmente belos, como o Louise e o Peyto Lake.

Invenções canadenses

Um dos esportes mais populares do mundo, o basquete, foi inventado pelo professor de educação física canadense James Naismith, em 1891, por encomenda do diretor da escola onde lecionava. Ele realizou a primeiro partida de basquete da história com dois cestos de basquete pregados em pilastras e exatamente a 3,05 metros de altura, como ainda é hoje. Calcula-se que os canadenses tenham patenteado mais de um milhão de invenções, entre elas o microscópio eletrônico, a linguagem de programação java, o rádio sem fio, além do hodômetro (ou odômetro), presente em qualquer veículo, e do zíper.

Lago de Manitoba no Canadá

Os lagos ocupam quase 8% do território canadense. É o país com o maior número de lagos do mundo. Entre os Estados Unidos e o Canadá encontram-se os maiores do país, conhecidos como os Grandes Lagos, abrigando, entre outros, o Lago Ontário, o Grande Lago do Urso, Lago Superior, Lago dos Escravos, Eire e Huron. O Lago de Manitoba, localizado na cidade de mesmo nome, tem 4.624 quilômetros quadrados. O interessante em relação a este lago é que seu nome é absolutamente impronunciável: Pekwachnamaykoskwaskwaypinwanik. O nome, provavelmente originário dos indígenas Cree significaria “where the wild trout are caught by fishing with hooks.”, ou “onde as trutas selvagens são capturadas pela pesca com anzóis“.

Clima no Canadá

Como dissemos anteriormente, a maioria da população do Canadá habita a região sul do país, nas proximidades com os Estados Unidos, onde o clima é mais ameno. No entanto, o frio por lá também é intenso, havendo também grandes variações de temperatura. A capital, Ottawa, é uma das mais frias do mundo. Em 2019 a temperatura lá ficou em 24ºC negativos, com sensação térmica de -36ºC. Toronto experimenta temperaturas que podem chegar a 40ºC no verão e -30ºC durante o inverno. Em Saskatoon os termômetros já registraram -43ºC, mais frio que a própria Sibéria e o Planeta Marte.

O Hóquei no Gelo

O esporte mais popular do Canadá é o hóquei no gelo. A invenção dele também é de um canadense, James Creigthon, em 1875. Lord Stanley of Preston, governador geral do Canadá, encantado com o esporte, criou uma competição na qual o vencedor ganharia um troféu doado por ele. Em 1917 as equipes de hóquei no gelo dos Estados Unidos e do Canadá criaram uma única liga, cujo vencedor leva para casa a Stanley Cup, em homenagem ao governador geral. A filha dele, Lady Isobel Stanley foi uma das pioneiras do hóquei feminino. Há uma variante do esporte que é praticada sobre um piso de grama, natural ou sintética. 

Fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos

O Canadá tem uma única fronteira com outro país, os Estados Unidos. Com uma extensão de 8891 quilômetros, é a maior fronteira do mundo. Os limites da fronteira não obedecem a aspectos naturais, como rios, montanhas, etc., sendo criados em função de acordos entre os dois países para resolver conflitos oriundos de disputas territoriais.

Anterior

Curiosidades sobre Cuba

Curiosidades sobre a Argentina

           
Próximo

3 comentários em “Curiosidades sobre o Canadá”

  1. GOSTARIA MUITO DE IR AÍ! SERIA UM PASSEIO MARAVILHOSO E INESQUECÍVEL TERIA MUITAS COISAS LINDAS PARA CONTAR PARA TODOS! NÃO ESQUECERIA JAMAIS!

    Responder

Deixe um comentário