Curiosidades sobre Netuno

Netuno é o quarto maior planeta do sistema solar e, como Saturno, também possui anéis, ainda que não tão famosos como o do seu “irmão” no universo. Parte expressiva do conhecimento que hoje temos em relação ao planeta, como os próprios anéis e dados da lua Triton, se deu em virtude da missão da Voyager 2, da NASA, lançada em 1977 pelos americanos.

Que tal saber um pouco mais sobre o planeta azul? Vamos lá, então.

Netuno: fatos e números interessantes

Netuno é o oitavo planeta do sistema solar e talvez o último, já que há quatorze anos os astrônomos “rebaixaram” Plutão da sua condição de planeta. Está distante 4,5 bilhões de quilômetros do Sol e 4,3 bilhões em relação à Terra. Possui quase 50.000 quilômetros de diâmetro (quatro vezes maior que a Terra) e foi descoberto em 23 de setembro de 1846, em meio a uma controvérsia entre a França e a Inglaterra, pelo título. No entanto, depois de muitas discussões, ficou estabelecido que Urbain Le Verrier (francês) e John Couch Adams (britânico), conjuntamente, levariam o título de responsáveis pelo descobrimento do planeta.

Rotação e translação de Netuno

Assim como a Terra, Netuno também realiza os movimentos de rotação (em torno do seu eixo) e de translação (em torno do Sol), em tempos diferentes dos movimentos da Terra. Um mais rápido e outro bem mais lento. Netuno gira em torno de si mesmo em 16 horas e 7 minutos. Já o movimento de translação (em torno do Sol), demora incríveis 165 anos terrestres.

Composição de Netuno

A atmosfera de Netuno é composta basicamente de hélio, hidrogênio e metano, etano e acetileno. O metano lhe confere uma cor azulada. Tem um centro sólido aproximadamente do tamanho da Terra, com água, amônia e metano.

Satélites de Netuno

Netuno tem 14 luas. A maior delas é Triton com 2.700 quilômetros de diâmetro e há 354,7 mil quilômetros do planeta. Em 2019 foi realmente constatada a descoberta da mais nova – e menor –  lua de Netuno, Hipocampo, que até então recebia a denominação de S/4/2004 N1. A mais distante de Netuno é Psamathe, que está há 46 milhões de quilômetros do planeta.

Luas de Netuno e mitologia

Os nomes das luas de Saturno tem as suas denominações derivadas da mitologia grega e romana, sempre em referência à Netuno, o deus do mar ou associadas a figuras mitológicas dos oceanos. Triton, por exemplo, é filho do próprio Netuno (ou Poseidon). Já Hipocampo tem origem na mitologia grega (e também fenícia) e é uma criatura metade cavalo e metade peixe.

Viajando até Netuno

Uma viagem até Netuno, a uma velocidade de 100.00 km/h duraria cerca de 60 meses, ou cinco anos. A sonda Voyager 2, da NASA, visitou Netuno a pouco mais de 30 anos, em uma viagem. Ela foi lançada em agosto de 1977 e, portanto, demorou treze anos para passar por Netuno. Foi responsável pelo descobrimento de cinco luas no planeta e também pelos anéis de Netuno. A NASA revelou recentemente planos de retornar ao planeta entre 2020 e 2023.

Temperaturas em Netuno

Se fosse possível viver em Netuno, teríamos que ter estruturas suficientes para nos proteger do frio de -210ºC. Se optássemos ir para a lua Triton, os preparativos teriam que incluir proteção para -235ºC. Além disso, segundo os astrônomos, é o planeta que mais venta em todo o sistema solar, com nuvens de metano congelado que sopram a 2.000 km/h.

Ventos e tempestades em Netuno

 Em Netuno há estações definidas como as da Terra, com a diferença que lá elas duram décadas. Em 2019, o telescópio Hubble, da NASA, fotografou uma tempestade em formação em Netuno com um vórtice de mais de 11 quilômetros quadrados. Um vórtice corresponde a um movimento giratório constante, espécie de redemoinho, comuns em furacões, por exemplo.

Os anéis de Netuno

Não é só Saturno que tem seus anéis, apesar de bem mais famosos. Netuno também tem seus anéis, que foram descobertos pela Voyager 2, da NASA, em 1989. Foi descoberto um total de cinco anéis, formados basicamente por gelo e poeira, que receberam nomes de cientistas que se dedicaram a estudar o planeta. Acredita-se que os anéis são fragmentos, pedaços de pequenas luas, que foram atraídas pela força gravitacional do planeta.

Anterior

Curiosidades sobre o Universo

Curiosidades sobre a Proclamação da República

           
Próximo

Deixe um comentário