Curiosidades Sobre Lobos

A imagem que temos dos lobos é a de seres com densa pelagem, caninos à mostra e avançando sobre uma presa. Por vezes, esquecemos da importância dos lobos no equilíbrio ambiental, e que os lobos há muito estão em perigo de extinção. Aqui trazemos cinco perguntas mais comuns sobre os lobos, e suas respectivas respostas.

Quantas espécies de lobos existem no mundo?

Existe somente uma espécie, Canis lupus, vulgarmente conhecido como lobo-cinza. Porém, a hibridização e o isolamento biogeográfico causaram a formação de várias subespécies a partir do lobo-cinza, como o lobo-ártico e o lobo-ibérico. Antigamente, dizia-se que o lobo-vermelho (Canis rufus) era uma espécie separada do lobo-cinza, mas na verdade é um híbrido do lobo-cinza com o coiote. O lobo-cinza selvagem é encontrado hoje nos EUA e em algumas regiões da Europa.

Como funcionam as matilhas?

Os lobos frequentemente vivem em matilhas, de até 20 lobos, liderados por um casal de alfas. Os líderes da matilha são os únicos a copularem, e a fêmea pode dar cria a até seis filhotes ao mesmo tempo. Caçam cooperativamente, defendem territórios, e possuem grande senso de coesão. Ocasionalmente, um lobo pode se desgarrar da matilha, ao perder um duelo pela liderança. Porém, um lobo sozinho consegue arranjar maneiras de sobreviver, como um renegado.

Como (e do quê) se alimentam os lobos?

Uma matilha, ou um lobo solitário, podem andar grandes distâncias atrás de comida, guiados por um olfato quatro vezes mais potente que o humano. Nem que para isso tenham que percorrer distâncias de até 20 km. As principais presas são os veados e os alces. Um lobo pode ter 42 dentes, e uma mandíbula bem mais poderosa que a do cão doméstico, sendo capaz de destroçar ossos. Os alfas são sempre os primeiros a se alimentarem. Um lobo faminto pode comer até 9 kg de alimento de uma vez!

Por que os lobos não foram domesticados?

Um lobo daria um ótimo “cão-de-guarda”, não é verdade? Bem, não. Apesar do lobo e do cão doméstico dividirem o mesmo ancestral comum, apenas o segundo foi domesticado, e hoje é considerado o melhor amigo do homem. O lobo pode ser apenas domado, porém é considerado incapaz de responder a algum comando e executar determinada tarefa. Além disso, um lobo tende a recuar ao invés de latir na direção de um visitante. E apesar de serem ameaçadores, geralmente não atacam humanos.

Existem lobos no Brasil?

Tecnicamente, não. A única espécie de “lobo” nativa do Brasil é o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). Trata-se do maior canídeo da América do Sul, e é encontrado também em países como Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai. Apresenta uma pelagem castanha característica, e pode atingir pouco mais de um metro de altura e cerca de 20 quilos. Porém, como não faz parte dos gêneros Canis (lobos, cães, coiotes) ou Vulpes (raposas), o lobo-guará não é considerado nem lobo, nem raposa, muito embora tenham similaridades físicas. Atenção, entretanto: o animal, símbolo do Cerrado brasileiro, está ameaçado de extinção, demandando atenção dos ambientalistas.

Anterior

Curiosidades Sobre Dinossauros

Curiosidades Sobre Formigas

           
Próximo

Deixe um comentário