Curiosidades Sobre Formigas

As formigas estão entre os seres mais sociais existentes, e estão aí para provar que tamanho não é documento. São associadas ao trabalho duro, à disciplina e à hierarquia. Aqui explicamos o porquê dessas associações.

As formigas são os bichos mais abundantes da Terra

A grande maioria das formigas vive em galerias debaixo da terra que conhecemos como formigueiros. Por causa disso, é bastante difícil estimar a quantidade de formigas que convivem conosco. Estima-se existir neste planeta o estrondoso número de 10.000.000.000.000.000 formigas. Somente as bactérias são mais abundantes que elas. As formigas dominam quase todos os continentes (exceto Ártico, Antártida e algumas poucas ilhas). Até o momento, foram descobertas mais de 13 mil espécies de formigas, porém especialistas afirmam que o número real é o dobro disso.

Como funciona a “sociedade das formigas”?

Cada colônia de formigas é composta por quatro tipos de formigas. A formiga-rainha é a fundadora e líder do formigueiro, tem como principal função a procriação: ela pode depositar até 30.000 ovos. As fêmeas nascentes se tornam futuras rainhas ao fundar uma nova colônia. A formiga-macho tem como única função acasalar com a fêmea. São as únicas formigas a terem asas. As formigas-operárias, fêmeas incapazes de se reproduzirem, constroem o formigueiro, cuidam das crias da formiga-rainha, e saem para buscar comida. São as formigas que vemos mais rotineiramente. Por fim, as formigas-soldado, maiores que as operárias, formam as defesas do formigueiro.

Como as formigas conseguem “achar” comida?

Uma das funções das formigas-operárias é sair do formigueiro atrás de comida, sejam partes de plantas, como pedaços de folhas e flores, ou aquele farelo de pedaço de bolo que deixamos para trás sem nenhum motivo. As formigas apresentam olfato bastante desenvolvido, com cerca de 400 receptores de odor, distribuídos principalmente nas antenas, ajudando. E as primeiras formigas fazem uma “trilha” com substâncias químicas, mais precisamente feromônios, para guiar as demais.

A formiga pode carregar até cem vezes o seu próprio peso

Depois de achar o alimento, a função se torna carrega-lo de volta para a colônia. E é aí que entra a força desses insetos tão pequenos. A musculatura bem desenvolvida das possibilita o transporte usual de algo com massa entre 10-100 vezes o seu peso, na maioria das espécies. Parece muito? Experimentos demonstraram que uma formiga pode aguentar um peso de até 5.000 vezes, mas isso em condições muito específicas, e termina com rompimento da ligação cabeça-tórax.

Abrindo a “Avenida das Formigas”

Cerca de 200 espécies de formigas não formam colônias fixas. As chamadas formigas-correição são espécies migratórias e predadoras. A migração em massa dessas formigas deixa um rastro de terra nua. Praticamente uma avenida. No caminho, levam partes de insetos, ou mesmo insetos inteiros. À noite, essas formigas usam seus próprios corpos para formar colônias temporárias. Apesar de perigosas, elas possuem uma armadilha: elas mesmas. Quando uma formiga se perde, ela pode se confundir com os feromônios emitidos por ela mesma. E assim as formigas andam em círculos, como uma roda punk fúnebre, até morrerem de exaustão.

Anterior

Curiosidades Sobre Lobos

Curiosidades Sobre Pinguins

           
Próximo

Deixe um comentário