Curiosidades Sobre Dinossauros

Os dinossauros não estão mais entre nós há milhões de anos. Hoje, eles ressurgem debaixo da terra, como um quebra-cabeça desejando ser desvendado. Mas com o esforço de paleontólogos, geólogos e outros cientistas, os dinossauros deixam de ser simples fósseis desarticulados para instigar nossa imaginação.

O que são os dinossauros?

Os dinossauros são um grupo de répteis terrestres que viveram no planeta Terra entre 245 e 65 milhões de anos. Diferentemente dos répteis vivos, os dinossauros tinham as patas perpendiculares ao corpo, assim poderiam sustentar maior peso. Outras características, como presença de dois orifícios no crânio, ajudam a diferenciar os dinossauros de outros grupos de répteis que viveram naquele tempo, como o pterossauro, o ictiossauro e outros.

O maior e o menor dinossauro

Os dinossauros apresentam uma ampla diversidade de tamanhos, de forma, e de dieta. São conhecidas cerca de 700 espécies de dinossauros, e acredita-se que existem mais para serem descobertas.

O maior dinossauro do mundo

Existiram dinossauros gigantes, como o Argentinosaurus, que tinha aproximadamente 40 m e poderia pesar até 100 toneladas (estimativa).

O menor dinossauro do mundo

Do outro lado, o recém-descoberto Oculudentavis khangraae mais parece um beija-flor com muitos dentes: estima-se seu peso em 2 g.

O temível Tyrannossaurus rex

Poucos dinossauros chamam tanta atenção como este. Não à toa, segue intrigando cientistas até hoje. Descoberto pela primeira vez em 1905, o famoso T. rex foi descrito desde então como o maior e mais temível predador do seu tempo, tendo atingido seu auge pouco antes da grande extinção. Sua extensa fileira de dentes afiados era trocada ao longo da vida. Podia pesar por volta de 8 toneladas e estima-se sua altura a mais de 6 m. Locomovia-se rapidamente pelas patas traseiras, pois as dianteiras eram muito curtas e reduzidas a dois dígitos. Acredita-se que o T. rex tenha surgido na região correspondente à Ásia, e posteriormente “invadido” a América do Norte.

Como os dinossauros foram extintos?

Há 65 milhões de anos atrás, houve um evento de extinção de massa que extinguiu não somente os dinossauros, como também muitas outras espécies de vertebrados, invertebrados e plantas. Era possivelmente um período de alta atividade vulcânica e tectônica. A hipótese mais aceita até o momento se refere à queda de um enorme asteroide, na região de Yucatán (hoje México). O impacto teria levantado poeira por um longo tempo, extinguindo inicialmente plantas e algas, causando um efeito em cascada. A extinção dos grandes répteis possibilitou, entretanto, que os mamíferos dominassem o planeta. Até hoje.

Os pássaros são descendentes dos dinossauros?

Os pássaros têm mais coisas em comum com os dinossauros que nós imaginamos. Em específico, com um dos grupos de dinossauros, os terópodos. A estrutura do crânio, por exemplo, é bastante semelhante. As aves primitivas tinham caudas, dentes e garras. E possivelmente alguns dinossauros possuíam penas, como as aves. De fato, os pássaros são os últimos descendentes vivos dos dinossauros. O que significa também que as aves são… répteis? Para refletir…

Anterior

Curiosidades Sobre Baratas

Curiosidades Sobre Lobos

           
Próximo

Deixe um comentário