Curiosidades sobre Cuba

Cuba é uma ilha no Caribe com pouco mais de 110 mil quilômetros quadrados e 11,2 milhões de habitantes. É o único país das Américas e do Caribe de regime governamental comunista, adotado desde a Revolução Cubana de 1959, comandada por Fidel Castro e “Che” Guevara. A educação, saúde e a própria medicina cubana são referências mundiais, assim como os famosos charutos cubanos, inigualáveis.

Aqui você fica sabendo mais sobre Cuba, sua história e o cotidiano da ilha. Vamos lá?

A Revolução Cubana 1

A Revolução Cubana teve como principal objetivo a deposição do ditador Fulgêncio Batista, que foi Presidente do país entre 1940 e 1944 e, posteriormente, de 1952 a 1959, através de um golpe de Estado, apoiado pelos Estados Unidos. A primeira tentativa de depor Fulgêncio Batista ocorreu em 1953, com o ataque ao quartel de Moncada, que fracassou, resultando na morte de várias pessoas e prisões de outras, entre eles Fidel Castro.

A Revolução Cubana 2

Fidel é condenado a 20 anos de prisão, mas é solto em 1955, exilando-se no México. Volta à Cuba a bordo do iate Gramma, juntamente como seu irmão e Che Guevara e outros homens, fortemente armados. Conseguem após um período conquistar Sierra Maestra, onde o grupo rebelde vai crescendo e se preparando. No final de 1958 os rebeldes conquistam Santa Clara e outras cidades importantes. Isolado e sem apoio político, Batista foge para a República Dominicana. No alvorecer do ano de 1959, os revolucionários de Fidel Castro entram triunfantes em Havana, capital do país.

Fidel Castro

Fidel Alejandro Castro Ruiz, ou simplesmente Fidel Castro (1926-2016) é o principal nome da Revolução Cubana e governou a ilha de 1959 até a sua morte. É inegável as transformações que conseguiu implantar em Cuba, principalmente nas áreas de educação e saúde, isto em meio a um cenário político radicalmente polarizado entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética. Por outro lado, há um número incerto de inimigos do regime que teriam sido condenados à morte por fuzilamento e outros tantos que buscaram abrigo em outros países. Desta forma, o principal líder de Cuba e uma das maiores lideranças do mundo contemporâneo é uma figura extremamente controversa, em relação à qual não há meio termo: é amá-lo ou odiá-lo.

Che Guevara

Ernesto “Che” Guevara é outra figura emblemática da Revolução Cubana. Juntamente com Fidel, participou do “assalto” frustrado ao quartel Moncada. Foi um dos principais líderes do triunfo da Revolução Cubana e chegou a comandar o Ministério da Indústria em Cuba, já no governo de Fidel. Entretanto, as suas pretensões políticas eram maiores. Tentou organizar a revolução na Bolívia, mas foi capturado e morto em outubro de 1967. Ironicamente, acabou virando um ícone pop, com seu rosto e frases estampadas em camisetas, bonés e outros itens.

A educação em Cuba

Em 1961, ano em que os Estados Unidos rompem relações diplomáticas com Cuba e Fidel se proclama comunista, tem início o programa maciço de alfabetização cubano, conhecido como o Ano da Educação. Hoje Cuba é referência mundial no campo da educação, com 99,8% da população alfabetizada. Segundo a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura é o país da América Latina e Caribe com maior desenvolvimento educacional e o único a cumprir os objetivos do programa Educação para Todos da entidade no período 2000-2015.

Saúde em Cuba

Além de ter erradicado a desnutrição, após a Revolução Cubana o país alcançou feitos notáveis na educação sanitária da população, serviços preventivos, vacinação, a criação de hospitais e clínicas e, principalmente o acesso gratuito e universal ao sistema de saúde para todos, o que é, inclusive, um dos objetivos do nosso SUS – Sistema Único de Saúde.

A música cubana

Um dos principais patrimônios da cultura cubana é a sua música, herdada da colonização espanhola, mas com elementos de matiz africanos. A música pulsa por toda a linha, misturando ritmos e cores, como o mambo, a rumba, a guajira, acompanhada de guitarra e bongô, como na música “Guajira, Guantanamera”, considerada um hino cubano. Há também a salsa, uma espécie de mistura de vários ritmos, o cha-cha-chá e a conga. O CD  Buena Vista Social Club, produzido em 1987 e ganhador do Emmy (o oscar da música) retrata bem a potência da música cubana. Em 1998 Win Wenders produziu um documentário sobre o grupo de cantores do CD. O nome do CD e do documentário é uma referência a um clube que havia em Havana, fechado em 1950.

Praias de Cuba

Cuba conta também com praias paradisíacas de areias brancas, aguas claras em várias tonalidades de azul, para as quais, devido ao clima, é possível ir em qualquer época do ano. Cayo Coco é uma praia de águas calmas, quase uma grande piscina, ideal para os pequenos. Jibacoa é também muito linda, com águas claras e muitas espécies marítimas, ideal para o mergulho ou snorkell, assim como Cayo Guillermo. Em Guadarlavaca o turista com pouco dinheiro no bolso pode se hospedar muito bem e ainda desfrutar da beleza da praia e das aldeias próximas.

Anterior

Curiosidades sobre o Egito

Curiosidades sobre o Canadá

           
Próximo

Deixe um comentário