Curiosidades Sobre a Páscoa

A Páscoa e o Natal são as datas mais importantes para o Cristianismo. A Páscoa representa o fim do período da Quaresma, quando se celebra a morte e a ressureição de Jesus Cristo. As presenças do coelho da páscoa, dos ovos e outras guloseimas de chocolate são obrigatórias.

Há aspectos que envolvem a Páscoa e que talvez você ache interessante conhecer. Vamos te apresentar alguns. Vamos lá?

A Origem da Páscoa

Acredita-se que a páscoa tenha se originado séculos antes de cristo, nas comemorações à Eoster, a deusa da primavera. Os judeus também a celebravam, mas para festejar o fim da escravidão no Egito. Para a tradição cristã, a páscoa assume o sentido de Pessach (do hebraico, indicando o final do inverno e o início da primavera), ou passagem, que significa a morte, renascimento e ascensão aos céus de Jesus.

Páscoa e a fé cristã

Ao celebrar a morte e a ressureição de Cristo, a Páscoa é um dos fundamentos da fé católica. Para os cristãos, a Cruz simboliza a vitória de Jesus sobre a morte; o vinho e o pão, a vida eterna de Jesus; os Óleos Santos, utilizados em batismos, crismas e unções, representam o Espírito Santo e o Cordeiro simboliza o sacrifício feito por Jesus, ao morrer pela humanidade.

O coelho e os ovos da páscoa

Tanto o coelho, quanto os ovos da páscoa são símbolos de vida e de fertilidade. O coelho, pelo fato de sua reprodução ser em ciclos pequenos e sempre em grandes quantidades. O ovo se relaciona com as culturas humanas desde séculos antes de Cristo, como símbolo da vida, do universo, do princípio da vida. Há indícios de missionários que teriam introduzido o ovo na Páscoa, no século XV, na Europa.

Páscoa e os ovos de chocolate

A confecção de ovos de chocolate remonta ao século XVIII na França, quando os ovos eram esvaziados e cobertos com chocolate, mas anteriormente já se verificava em muitos povos germânicos a tradição de se pintar ovos no período que é hoje a Páscoa e oferece-los de presente. Atualmente, ao lado dos coelhos, os ovos de chocolate compõem o cenário obrigatório da Páscoa.

Páscoa pelo mundo

Os países comemoram a páscoa de diferentes maneiras. A Pessanka, de tradição ucraniana, consiste na decoração (pintura) de ovos crus em variados traçados, cores, símbolos e formas. Na Alemanha há o hábito de se acender fogueiras na frente das Igrejas, decorar os ovos e a procura dos mesmos na manhã de domingo. Na Suécia, a tradição manda decorar as casas com galhos secos e coloridos, para celebrar a data. Nos Estados Unidos várias cidades organizam Paradas e Desfiles, como a Easter Parade, realizada na Quinta Avenida, em Nova Iorque. A caça aos ovos da Páscoa nos jardins da Casa Branca (residência oficial do Presidente dos Estados Unidos) também é bastante concorrida e acontece desde 1878.

Maiores e mais caros ovos de páscoa

Segundo consta, no ano de 2011 na Itália, foi produzido o maior ovo de chocolate do mundo. Ele tinha 1039 metros de altura e foram utilizados 7200 quilos de chocolate na sua confecção. Antes, em 2007, um ovo coberto de diamantes foi vendido por cerca de 9 milhões de libras, ou 54,7 milhões de reais.

Consumo de chocolate no mundo

O hábito de consumir produtos à base de chocolates, multiplicado na época da Páscoa, principalmente em forma de  coelhos e ovos, espalha-se pelo mundo inteiro. Em 2017 o consumo mundial foi de 7,5 mil toneladas de chocolate, com a Suiça em primeiro lugar, com 11 quilos por habitante/ano. Esta indústria movimenta algo em torno de 100 bilhões de dólares por ano. O Brasil aparecia, na mesma época, como o quarto maior consumidor do mundo e o terceiro maior produtor.

Páscoa e a queimação de Judas

Nos países latinos há ainda, mas em menor grau, a tradição da malhação e queima de Judas Iscariotes, no sábado de aleluia, como punição ao discípulo que traiu Jesus Cristo. Este costume não é muito difundido em outros países. No Brasil, é comum o “Judas” ser substituído ou simbolizado por outras figuras, como as de políticos corruptos, por exemplo.

Anterior

Curiosidades Sobre o Brasil

Curiosidades Sobre o Dia Internacional do Trabalho

           
Próximo

Deixe um comentário