Curiosidades Sobre a Lua

Como se sabe, a Lua é o satélite natural da Terra (estima-se que o sistema solar tenha mais de 150 “luas”) e é distante cerca de 384.000 quilômetros do nosso planeta. 80 vezes menor que a Terra, exerce enorme influência sobre todos nós, não só do ponto de vista prático, como na formação das marés, mas também em diferentes áreas, como astronomia, física, biologia, química, geopolítica, astrologia, cultura popular e esoterismo.

Bem, que tal então aprender curiosidades e fatos sobre a Lua? Vamos lá então!

A corrida para a Lua – Parte 1

No auge da chamada “Guerra Fria”, nos anos 1960 e parte dos 1970, Estados Unidos e a então União Soviética, de ideologias antagônicas, empreenderam acirrada disputa pela conquista do espaço e da Lua, considerados estratégicos para o predomínio militar e econômico. Em 1961, o soviético Iuri Gagarin, a bordo da Vostok I, foi o primeiro homem a ir para o espaço.

A corrida para a Lua – Parte 2

Os Estados Unidos já haviam implantado a NASA em 1958, encarregada do seu programa espacial. Utilizando pesquisadores como Wernher Von Braun  (e mais uma equipe alemã de cerca de 116 pesquisadores, aprisionados ao fim da Segunda Grande Guerra) conseguem, em 1969, colocar o primeiro homem na Lua, Neil Armstrong. Ao pisar na Lua, ele proferiu a célebre frase “é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. 

Lua e mitologia indígena do Brasil

Na mitologia indígena brasileira, em algumas versões, Sol e Lua seriam irmãos e representariam o início, a origem. Jaci é considerada a deusa da Lua e, por esta razão, a guardiã da noite pelos tupis-guaranis. É responsável pela reprodução da vida, pelo encanto e magia dos homens, fazendo com que eles retornem sempre às suas esposas e seus filhos.

O lado oculto da Lua

Semelhante a Terra, a Lua também realiza o movimento de rotação (em torno de si mesma), em um período de pouco menos de um mês. Este período é praticamente o mesmo para o movimento de translação (em torno da Terra), o que faz com que vejamos unicamente uma face do satélite. O lado visível da Lua apresenta temperaturas de cerca de 125º C. Já no lado oculto, as temperaturas despencam para menos 170º C.

As fases da Lua

A Lua reflete a luz do Sol e é por esta razão que ela é visível da Terra. Em função dos movimentos da Lua (vistos acima) vemos “partes” do lado (hemisfério) visível (iluminado) da Lua, em intervalos de mais ou menos sete dias, que conhecemos como fases da Lua: nova, crescente (ou quarto crescente), cheia e minguante (ou quarto minguante).

Eclipses lunares

Eclipses ocorrem pelo escurecimento ou projeção de sombra de um corpo celeste sobre um astro. Há três tipos de eclipses lunares: ele é total, quando a Lua é coberta totalmente pela sombra da Terra, que se põe entre o Sol e o satélite; parcial, quando somente uma parte da Lua é coberta pela sombra da Terra; e penumbral, quando a superfície da Lua fica um pouco escurecida, com intensidade luminosa menor. Várias culturas ancestrais (hindus, gregos, assírios, mesopotâmicos) atribuíam aos eclipses poderes místicos e por vezes catastróficos, como o fim do mundo.

Lua de sangue

A Lua de sangue corresponde a um eclipse lunar total, quando a Terra se põe entre o Sol e a Lua Cheia, cobrindo completamente o satélite, que estará bem próximo à Terra. A passagem de alguns raios solares faz com que a Lua assuma uma tonalidade avermelhada belíssima. A última Lua de sangue ocorreu em janeiro de 2019 e a próxima está prevista para 26 de maio de 2021.

A Lua e os cabelos

Segredos passados de geração para geração – além da própria astrologia – dão conta da influência das fases da Lua para um novo corte de cabelo, torná-los mais fortes, ganhar brilho, movimento e volume, ou na direção contrária, para que cresçam pouco e mais lentamente após o corte. Entretanto, não parece haver comprovação científica da relação entre as fases da Lua e seu impacto no penteado de cada um de nós.

A Lua e as marés

Diferentemente da relação entre a Lua e os cabelos, é comprovada a influência da Lua na formação das marés. A atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra exerce uma força sobre os oceanos, que se manifesta sob a forma de marés altas e baixas. O Sol também influi as marés, porém em uma intensidade menor, em função da sua distância da Terra.  Devido ao movimento de rotação da Terra, uma metade do planeta estará voltada para a Lua, ocasionando as marés altas. Do lado oposto, temos as marés baixas.

A Terra sem a Lua

Os cientistas apontam que, na hipótese de ausência do nosso satélite, algumas situações poderiam ocorrer, tais como:

  • a prevalência de marés mais baixas, com impacto considerável no ecossistema marinho;
  • a inclinação da Terra, de mais ou menos 23,5 graus, se mantém constante graças à Lua. Sem ela, teríamos clima e estações drasticamente alterados;
  • a Terra giraria mais rápido, com dias e noites mais curtos em alguns lugares e longos dias e noites em outros.
Anterior

Curiosidades Sobre Portugal

Curiosidades Sobre Saturno

           
Próximo

Deixe um comentário