Curiosidades sobre a Inglaterra

A Inglaterra é o principal país da Grã-Bretanha, ilha europeia que ainda inclui Escócia e País de Gales. Têm considerável importância história e cultural, sendo também conhecida por sua família real, escritores como Shakespeare, seus pubs e, é claro, pelos eternos Beatles. Vamos aprender um pouco mais sobre a Inglaterra? Aqui no blog tem muita coisa interessante.

Onde o Sol nunca se põe

Durante o processo expansionista e imperialista efetuado pela Grã-Bretanha, o território de suas posses se estendia por um quarto da Terra e 25% da população, abrangendo 460 milhões de pessoas. Este movimento que se iniciou no século XVI até praticamente 1920, deu origem à expressão “o sol nunca se põe no Império Britânico”. Somente em 1997 Hong Kong foi devolvida à China pelos ingleses, como região administrativa especial e as Ilhas Falklands (ou Malvinas, para os argentinos) que foram motivo de guerra com a Argentina, ainda permanecem como território inglês.

A monarquia inglesa

A realeza da Inglaterra não governa o país efetivamente. Esta função é do Primeiro Ministro Inglês, já que por lá o regime político é o parlamentarismo. A monarquia britânica, entretanto, cumpre importante função cultural e simbólica na Inglaterra, como elemento de coesão e da identidade dos ingleses. É ainda responsável por ações de assistência social e de chefe da Igreja Anglicana. Estima-se que a realeza gaste R$ 256 milhões de reais por ano, o que significa algo em torno de R$ 5,50 por cidadão inglês.

O Palácio de Buckingham na Inglaterra

O Palácio de Buckingham é a casa oficial da família real britânica. É uma imponente construção de 1703, construída para o Duque de Buckingham. Ele é aberto para visitação entre julho e outubro. Uma das principais atrações é a troca da guarda, cerimônia que dura cerca de 50 minutos e é acompanhada por uma banda militar e movimentos ensaiados e precisos dos guardas reais.

A pontualidade britânica 

Os britânicos são famosos pela sua pontualidade na hora de cumprirem os seus compromissos, sendo pouco tolerantes a atrasos. Isto em parte é atribuído ao Big Ben, o relógio londrino que é cartão postal de Londres. Na realidade, o nome Big Ben não se refere ao relógio e nem à torre onde ele se encontra, mas sim ao sino de treze toneladas em seu interior. As horas dos demais países são calculadas a partir do horário no meridiano de Greenwich, que corta a Inglaterra.

Inglaterra, Grã-Bretanha ou Reino Unido?

Estas denominações se confundem no cotidiano e na visão da pessoa comum aqui no Brasil podem significar a mesma coisa. Mas não é, trata-se de coisas diferentes ou de partes que se completam. A Grã-Bretanha é a maior ilha britânica, onde estão Inglaterra, Escócia e País de Gales. A Inglaterra é um país, que tem Londres como capital. O Reino Unido inclui, além dos países acima, a Irlanda do Norte, formando o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. Os países tem certa autonomia interna, mas o poder decisório é do parlamento britânico.

Os pubs londrinos

Os pubs fazem parte do cenário cultural da Inglaterra e uma visita aos mesmos é obrigatória para quem viaja para a ilha. Pub é uma abreviatura para public house (ou casa pública). Os bares aqui no Brasil são similares aos pubs, com a diferença que por lá há um cuidado muito grande com a decoração, cultura, história e tradições britânicas. O principal produto à venda é a cerveja, feita geralmente de forma artesanal e servida em canecas. Se você não pode ir à Inglaterra, é possível frequentar pubs aqui no Brasil mesmo, como a Svarten Mugg Taverna, em Belo Horizonte, com decoração viking, e o O’Malley’s, em São Paulo.

Os Beatles 

Os Beatles revolucionaram não só a música, mas também hábitos e costumes em todo o planeta. É seguramente a maior banda de música de todos os tempos. A banda formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr nasceu em Liverpool em 1956, originalmente como The Beetles, e depois simplesmente como The Beatles, que remete a beat (balanço). Álbuns clássicos como Please, please, me, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Abbey Road e Help influenciaram e ainda influenciam músicos e bandas em todo o planeta. A banda se dissolveu no final dos anos 1960, possivelmente por divergências entre Paul e John, mas a incrível parceria dos dois nas composições é insuperável.

William Shakespeare

William Shakespeare (1564-1616) é o principal dramaturgo e escritor de origem inglesa e, seguramente, um dos maiores do mundo. Suas obras são reverenciadas em todo o planeta, como o amor entre filhos de famílias rivais, em Romeu e Julieta; a busca de vingança pela morte do pai, em um cenário de traição, corrupção e incesto como em Hamlet (quem contém a famosa expressão: “ser ou não ser, eis a questão”); ou a loucura do rei, que é traído por suas filhas, em Rei Lear. Ele foi sepultado em sua cidade natal, Stratford-upon-Avon, e em seu túmulo consta a seguinte advertência, escrita pelo próprio Shakespeare: “Livra-te, meu caro amigo, por amor de Jesus, de remexer na poeira encerrada aqui. Bendito seja o que evitar estas pedras. E maldito o que incomodar meus ossos”.

Anterior

Curiosidades sobre a Itália

Curiosidades sobre a Austrália

           
Próximo

Deixe um comentário