Curiosidades sobre a Espanha

A Espanha é um dos principais países da União Europeia e possui um dos maiores IDH – índice de desenvolvimento humano, do mundo (0,863), alta expectativa de vida e baixa mortalidade infantil. O país foi particularmente marcado por uma longa ditadura, sustentada em parte com o apoio dos Estados Unidos, que colocou no poder Francisco Franco, entre 1939 e 1976.

Aqui temos mais informações interessantes sobre este país da península ibérica. Aproveite, então!

Metade do planeta era da Espanha

No século XV a Espanha, assim como Portugal, era grande potência econômica e ambos eram também pioneiros na navegação marítima. Para evitar conflitos motivados pelas futuras (e prováveis) descobertas, os dois reinos assinaram, em 1494, um Tratado na cidade espanhola de Tordesilhas. Uma linha imaginária cortando o oceano pela metade delimitaria a área dos dois países: a parte oeste da linha seria da Espanha e a parte leste pertenceria a Portugal. Desta forma, meio mundo descoberto e ainda a ser descoberto seria português e outra metade pertenceria aos espanhóis.

Um país, vários idiomas

O espanhol, obviamente, é a língua oficial do país, mas, dependendo da região da Espanha onde você estiver, é possível encontrar outras línguas, até mais faladas que o próprio espanhol. Na região da Catalunha e nas Ilhas Baleares se fala também o catalão que, depois do espanhol, é a língua mais falada. Em Valência as pessoas se comunicam usando o valenciano. Na região Basca e na Navarra se usa o basco. Na Galiga, se fala o galego. Assim, o nosso olá é hola, em espanhol e catalão; kaixo, em basco e ola, em galeo.

Touradas na Espanha

Uma das principais manifestações culturais da Espanha são as touradas, que no país é um patrimônio cultural imaterial. A Plaza de Toros, como são conhecidas as arenas onde ocorrem as touradas, se espalham pelo país. A mais famosa delas é a Las Ventas, em Madrid. Há também a corrida de touros, que ocorre durante a Festa de São Firmino, na cidade de Pamplona, capital da Navarra, no mês de julho. A cidade fica repleta de pessoas que correm pelas ruas perseguidas pelos touros, em direção à Plaza do município.

O Flamenco

O Flamenco, assim como as Touradas, é uma importante expressão cultural da Espanha, principalmente na região da Andaluzia. A música e a dança flamenca tem origem cigana e era uma forma de se aliviarem do sofrimento cotidiano e expressarem, através desta arte, a dor e a perseguição a que eram submetidos. Marcas características do flamenco são as roupas de cores chamativas, a guitarra flamenca e a castanhola.

Dia de Reis na Espanha

Gaspar, Baltazar e Belchior, como se sabe, são os três reis magos que levaram ouro, incenso e mirra como presente para o menino Jesus na manjedoura. Para os espanhóis, o dia seis de janeiro é a data em que são distribuídos os presentes. Há mais de 150 anos acontece, na véspera do dia de reis, a Cavalgada dos Reis Magos, quando os três reis e seus ajudantes distribuem doces, chocolates e balas para as crianças.

La Tomatina

Na última quarta-feira de agosto acontece na cidade espanhola a La Tomatina, um festival onde as pessoas jogam tomates umas nas outras. São usados mais de 150.000 tomates que, produzidos em algumas regiões da Espanha, não tem um bom sabor e, por esta razão, são utilizados na festa. A sua origem remonta a 1945, quando alguns jovens atiraram tomates uns nos outros durante o desfile Gigantes Y Cabezudos. As proibições da festa nos anos seguintes tiveram efeito contrário e serviram para sedimentar a ideia e, em 1980, a Câmara Municipal da cidade tratou de organizar a guerra dos tomates, que também passou a acontecer em outras cidades.

Gastronomia espanhola

A Gastronomia da Espanha tem forte inserção em muitos países, assim como no próprio Brasil. Utilizam diferentes ingredientes, muitos deles com peixes e outros frutos do mar. A Paella, por exemplo, um dos pratos mais típicos do país, é preparada na paellera, com arroz, frango ou frutos do mar, temperados com açafrão. As tapas, batatas ou croquetes cobertas por frutos do mar ou o jamon, presunto cru espanhol, é presença obrigatória em bares e restaurantes. O aceite de oliva espanhol está entre os melhores do mundo. Aliás, a Espanha é a maior fabricante de azeites do planeta. Ele é utilizado com frequência nas receitas dos país e até em pratos simples, como o pan con tomate, saladas e no gazpacho, que é uma sopa fria, comumente feita com hortaliças, tomate, pimentão e ervas.

Rota das fortificações

Ainda pouco conhecida, a Rota das Fortificações foi criada em 1999 pela Fundação do Patrimônio Histórico de Castilla y León, e busca tornar mais conhecidas as fortificações militares na fronteira da Espanha com Portugal. Os fortes tinham como objetivo principal a defesa dos territórios dos conflitos entre os dois países, bem como das invasões, principalmente de árabes e franceses. Do lado espanhol da fronteira, há o Castelo de Ciudad Rodrigo, do século XIV, que hoje é um hotel de luxo. O San Felices de los Gallegos é do século XIII e já foi posse portuguesa. Yeca de Yeltes é a construção mais antiga, do século XI. Conta com uma muralha de 1.200 metros. O último é o Forte da Conceição, na Aldea de Obispo, que ainda tem o edifício original e uma enorme muralha de proteção. É um passeio imperdível para os amantes da história.

Anterior

Curiosidades sobre a Austrália

Curiosidades sobre o Egito

           
Próximo

Deixe um comentário