Curiosidades Sobre a Ásia

A Ásia é o maior continente do mundo e abriga 3/5 da população mundial e de enormes contrastes étnicos, culturais, políticos, econômicos e religiosos. Desde riquezas inimagináveis para o cidadão comum até a extrema pobreza, passando por conflitos e tensões motivadas por tais contrastes são marcas desta região.

Globo terrestre com os países do continente asiático em destaque.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse continente?

Taj Mahal: o amor eternizado

Consta que o Príncipe Shah Jahan mandou construir o Taj Mahal (que é patrimônio mundial da humanidade) após o falecimento de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal. Ao custo de quase um bilhão de dólares, o Taj Mahal é um principais destinos de quem visita a Índia.

Taj Mahal, um dos principais pontos turísticos na Índia.

População da Ásia

4,5 bilhões de pessoas vivem na Ásia. China e Índia, os dois países com maior população do mundo estão lá, assim como o terceiro e o quarto, Indonésia e Paquistão. Das dez cidades mais populosas do planeta, sete são asiáticas: Tóquio (Japão), Jacarta (Indonésia), Nova Déli (Índia), Manila (Filipinas), Seul (Coréia do Sul), Mumbai (Índia) e Xangai (China). Tóquio tem 4.700 habitantes por km².

Religiões

A Ásia é o berço das principais religiões do mundo. Praticam-se várias religiões, assim como diferentes cultos, credos e seitas, que historicamente tem sido fonte de guerras e tensões. As principais são o Hinduísmo, o Islamismo e o Budismo. Os cristãos representam 7% da população, enquanto judeus e outras não chegam a 1%. Um em cada cinco asiáticos não se identifica com nenhuma religião.

Tigres asiáticos

Hong Kong, Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan experimentaram crescimento econômico e social vertiginoso a partir de 1980, ancorados na qualificação da mão de obra, altos investimentos em educação ciência e tecnologia e incremento da infraestrutura, com consequência na elevação do IDH – índice de desenvolvimento humano, sendo denominados de tigres asiáticos. Seguiram o mesmo caminho posteriormente as Filipinas, Vietnã, Indonésia, Tailândia e Malásia.

Conflitos e tensões na Ásia

Há conflitos e tensões históricos na Ásia, motivada por questões geopolíticas, econômicas, culturais e religiosas. No oriente médio, judeus e palestinos lutam há décadas pela questão territorial. Índia e Paquistão disputam a região da Caxemira. O conflito entre China e o Tibete, por motivos geopolíticos e pelas riquezas naturais do Tibete, está longe de uma solução. Sem mencionar ainda a tensão entre as duas Coréias e a Guerra do Vietnã (1955-1975) que dizimou mais de 4 milhões de pessoas.

Riqueza e pobreza na Ásia

Os extremos marcam também a Ásia. O Catar (ou Qatar) ostenta o maior PIB – Produto Interno Bruto – por pessoa do mundo, na casa dos 130.475 doláres, mas é o país com maior concentração de renda no mundo. Desigualdade e extrema pobreza se fazem presentes em vários países como Afeganistão, Nepal, Mianmar e Coréia do Norte. Mesmo em países de crescimento econômico acelerado, como China e Índia, há milhões de pessoas que “vivem” com menos de 1 dólar por dia e o saneamento básico ainda é um privilégio.

Monumentos e templos religiosos na Ásia 

Sendo o berço de várias religiões, a Ásia possui tem muitas opções para o turismo religioso e meditativo. Destacamos aqui: as Batu Caves, na Malásia, com a estátua do deus hindu Murungam, de 43 metros de altura; o Templo do Céu, na China, patrimônio mundial da UNESCO; o Templo Budista Candi Borobudur, na Indonésia, que é o maior da religião e, por fim, o Templo Swaminarayan Akshardham, na Índia, que é o maior do Hinduísmo.

Cidade de Meca

Berço do islamismo e do profeta Maomé, Meca, na Arábia Saudita, é uma cidade sagrada para os muçulmanos, que cinco vezes por dia se voltam para sua direção (chamado de Qibla). A Kaaba, ou Casa Sagrada, é o local mais sagrado de Meca. Construída pelo profeta Ibrahim e seu filho Ismail, é obrigação de todo muçulmano visita-la.

Outros destinos interessantes na Ásia

Além dos monumentos acima, a Grande Muralha da China, com seus 21.000 km² atrai milhões de turistas anualmente. Jaipur, a cidade rosa, na Índia, é famosa pelo colorido de suas construções. As ilhas Phi Phi, na Tailândia, chamam a atenção pela beleza de suas praias e formações rochosas. E, finalmente, Bali, na Indonésia, tem praias e paisagens de tirar o fôlego, além de templos e plantações de arroz a perder de vista.

Veja também

Confira seus conhecimentos sobre a Ásia resolvendo esses quizzes:

Anterior

Enigma Matemático #1

A córnea

           
Próximo

Deixe um comentário