Como Ser Mentalmente Forte?

Muitas vezes, nos sentimos exaustos, sem energia. E, isso tem sido cada vez mais comum no nosso cotidiano, em que temos diversas tarefas e responsabilidades. Consequentemente, também adquirimos muitas preocupações, que nos consomem ainda mais mentalmente. Logo, chega um momento do dia em que realmente não suportamos mais e o nosso cérebro parece se desligar.

Porém, não é realmente isso que acontece, nós não ficamos totalmente sem energia. Na verdade, o nosso cérebro, quando percebe que estamos chegando no seu limite, nos leva para um estágio de exaustão, em que não conseguimos dar continuidade às nossas atividades. Para que isso não aconteça, é preciso fortalecermos o nosso cérebro, para que ele tenha mais resistência. Confira a seguir algumas dicas de como fortalecer a sua mente.

Seja positivo

Para que sua mente seja mais resistente e forte, tente ser otimista e se animar, mesmo em frente às adversidades. De acordo com o livro “Endure: Mind, Body, and the Curiously Elastic Limits of Human Performance” existe algo chamado de feedback emocional. Esse feedback demonstra que, assim como as emoções desencadeiam uma resposta física, essa resposta física também pode criar uma emoção correspondente.

Por exemplo, caso você fique exausto e, por isto, faça uma careta, esta resposta física faz com que você fique ainda mais cansado. Por isso, tente sempre ter reações positivas. Dessa forma, a sua mente se fortalece e, consequentemente, irá perceber menos as emoções negativas, como o cansaço.

Ser otimista e se animar perante as adversidades é uma das formas de ter uma mente mais forte e resistente.

Treine o seu cérebro

O nosso cérebro é como um músculo, pois ele também pode ser exercitado. Assim, caso você deseje ter mais resistência e força cerebral, é preciso exercitá-lo.

Por exemplo, caso sinta o seu cérebro ficando um pouco mais cansado, force-o além do limite que ele está acostumado. Dessa forma, todas as vezes, será possível forçá-lo um pouco mais e, com o tempo, assim como um músculo, ele ficará treinado.

Se você está acostumado a estudar todos os dias por duas horas, tente estudar por três, quatro, cinco horas e assim por diante. Logo, o seu cérebro não irá perceber o estudo como um esforço, visto que já possui uma lembrança e fará tudo com muito mais facilidade.

Mude sua percepção

No que se trata da sua mente, a sua percepção supera a realidade. Isso porque o cérebro é um dos órgãos mais poderosos do corpo, e, por isso, ele pode até mesmo nos enganar. Logo, sempre que o seu cérebro lhe comunica que você está muito cansado, na verdade, esta é uma percepção exagerada da realidade.

Dessa forma, para que você fortaleça o seu cérebro, é importante que mude a sua percepção. Mesmo que você esteja se sentindo exausto, pense que, na realidade, ainda está longe do seu limite. Engane o seu cérebro, pensando que as coisas não tão cansativas do que parece.

Anterior

Como Fazer Amigos Facilmente?

Como Ser Engraçado?

           
Próximo

Deixe um comentário