Como Ser Mais Produtivo?

Muitas vezes, sentimos que não estamos sendo suficientemente produtivos. De acordo com o livro “About 3”, as pessoas que comumente trabalham 45 horas por semana, se consideram improdutivas durante 17 dessas horas. E, essa improdutividade refere-se a momentos que não conseguimos desenvolver tarefas, em que ficamos presos à certas atividades e não conseguimos desenvolvê-las. A improdutividade pode decorrer de diversas questões, como falta de motivação, de criatividade, etc.

A questão é que essa improdutividade pode ser resolvida, para que todos nós consigamos produzir mais, proporcionando mais quantidade ou qualidade de algo, em um menor intervalo de tempo e gastando menos energia. E, felizmente, diversos pesquisadores realizaram estudos acerca da produtividade, desenvolvendo métodos e dicas para que nós, indivíduos comuns, sejamos mais produtivos e otimizemos o nosso tempo.

Tim Ferriss, autor do best-seller internacional “The 4-Hour Workweek”, oferece seis dicas para ser uma pessoa mais produtiva, de acordo com seus estudos. Confira-as abaixo:

Tenha controle emocional

De acordo com pesquisas, os indivíduos procrastinam mais quando estão de mau-humor. E, quando os seus dias começam bem, elas tendem a produzir mais e serem mais efetivas. Por isso, tenha controle emocional e gerencie o seu humor, durante o dia. A felicidade é um fator determinante para o aumento da produtividade.

Não confira seu e-mail nem as redes sociais pela manhã

De acordo com Tim Ferriss, verificar e-mails e as redes sociais pela manhã é um grande erro, pois o indivíduo está se preparando para reagir, indo de encontro com a filosofia que citamos acima, da necessidade de calma e felicidade durante a manhã.

É preciso focar em você nesse horário, e não em outras pessoas. Quando já começamos a acessar essas redes, dedicamos o nosso melhor horário do dia para atender outras pessoas, e não a si mesmo. Por isso, evitar de olhar as mídias sociais e o e-mail pela manhã pode mudar o seu dia e torná-lo uma pessoa muito mais produtiva durante toda a sua semana.

O nosso post Como Parar de Olhar o Celular? pode ser útil na mudança desse hábito matinal.

Não faça coisas desnecessárias

Muitas vezes nos pegamos realizando diversas tarefas ao mesmo tempo, sem pensarmos, realmente, se precisamos realizá-las. E, essa superlotação do seu tempo com atividades intermináveis proporciona uma sensação de atraso, visto que nunca conseguimos concluir tudo o que é supostamente necessário.

Por isso, ao invés de ocupar o seu tempo com coisas desnecessárias, pense primeiro se é realmente necessário realizá-las.

Elimine as suas distrações

De acordo com Tim, o ideal é que o indivíduo limite as possibilidades de procrastinação, visando o foco. E, o melhor método para fazê-lo é eliminando todas as distrações, principalmente no ambiente em que irá trabalhar. Alguns dos CEOs de grandes empresas, por exemplo, trabalham em casa durante a manhã, para que ninguém os incomode.

Elimine as distrações, isso fará com que você perca tempo e energia ao ter que lidar com elas.

Estabeleça uma rotina

Pessoas produtivas possuem uma rotina para que elas possam focar e realizar todas as suas atividades mais importantes. Dessa forma, estabeleça uma rotina que funcione para você. Após um período, este sistema se tornará automático e, desta forma, serão gastos menos tempo e energia para decidir-se o que fazer.

Defina seus objetivos do dia na noite anterior

Para auxiliar na sua rotina, sempre defina seus objetivos e metas do dia na noite anterior. Isso pode ser parte da sua rotina. Sempre que finalizar o seu dia de trabalho, elabore o seu planejamento para o dia seguinte.

Anterior

Como Ser Mais Feliz?

Como Pessoas Bem-Sucedidas Gerenciam o Tempo?

           
Próximo

Deixe um comentário