Como Mudar o Pensamento de Alguém?

Atualmente, vivemos em um mundo muito polarizado, em que as pessoas estão, cada vez mais, decididas de que a única opinião que importa e que é verdadeira é a delas. Devido à tal radicalização, os indivíduos, comumente, desejam impor a sua opinião para outras, demonstrando, de forma agressiva, que o seu ponto de vista é o correto. Porém, esse é o método menos eficaz de fazer uma pessoa concordar com você, mudando as suas opiniões. Existem maneiras muito mais efetivas de se alcançar o mesmo objetivo, mesmo neste mundo tão polarizado em que vivemos, no qual as pessoas realmente acham que são as donas da razão.

De acordo com uma pesquisa feita pelo professor de psicologia Dr. Frank Wesley, o que muda as mentes das pessoas é a gentileza inesperada, e não ideias impostas. Essa descoberta foi feita analisando um grupo de soldados americanos, que desertaram durante a Guerra da Coréia ao descobrirem que os coreanos eram gentis, ao invés de serem tão agressivos e monstruosos quanto os Estados Unidos os ensinou.

Logo, utilizando as descobertas do Dr. Frank e também as informações disponibilizadas por Peter Boghossian and James Lindsay, no livro “Como ter Conversas Impossíveis”, iremos dar algumas dicas sobre como mudar o pensamento de alguém, convencendo-o de forma efetiva.

Como convencer alguém?

Para convencer uma pessoa, é preciso, primeiro compreender que isso não será feito enquanto o seu papel for de adversário, ao invés de amigo. Ou seja, ao tentar mudar o pensamento de alguém, mostre que você é um parceiro, que é compreensivo, e não tente simplesmente impor as suas idéias. Logo, é necessário:

  • Respeitar
  • Escutar
  • Entender

É importante demonstrar ao indivíduo que você aprendeu escutando o seu ponto de vista, pois, assim, ele sentirá que a sua ideia está sendo validada. Também, liste e reafirme frases ditas pelo seu alvo, de forma que ele irá compreender que você realmente está se dedicando a conversa.

Após ter entendido o ponto de vista da pessoa, será a hora de começar a inserir as dúvidas, mas de forma sutil e respeitosa. Não use fatos, pois esses não irão ocasionar que a pessoa abruptamente entenda o seu ponto de vista. Na verdade, os fatos irão afastá-la ainda mais do seu objetivo, pois irão ocasionar uma fase de negação.

Para mudar o pensamento de alguém é preciso, primeiro, entendê-lo.

Uma ótima forma de demonstrar ao seu alvo de que ele desconhece sobre o assunto ou que detém uma opinião errônea é incentivando-o dar explicações, fazendo com ele mesmo perceba a sua falta de informações. Logo, ao invés de você confrontá-lo com fatos, demonstrando a verdade, irá apenas induzi-lo à dúvida. Isso porque você não consegue mudar a opinião de alguém, mas tem a capacidade de induzir o indivíduo a fazê-lo.

Ainda, outras dicas importantes para mudar o pensamento de alguém são:

  • Use escalas numéricas
  • Invista na desconfirmação
  • Busque por identificação

Logo, como mencionado, é importante sempre utilizar as escalas numéricas. Por exemplo, pergunte a uma pessoa o quanto ela se sente confortável com sua opinião, de 1 a 10. Caso ela não diga 10, pergunte o porquê disso, introduzindo, então a desconfirmação. Com a desconfirmação, pergunte em quais circunstância tal opinião não seria válida, ou se existe a possibilidade de, na verdade, ela estar errada.

Por fim, busque pela identificação do seu algo com a sua opinião, ao invés de atacar os seus valores. Demonstre como ele, na verdade, entende que o seu pensamento está errado e concorda com o seu. Dessa forma, utilizando as dicas mencionadas, irá facilmente atingir o seu objetivo.

Anterior

Como Parar de Olhar o Celular?

Como Fazer Amigos Depois de Adulto?

           
Próximo

Deixe um comentário