Como Ler uma Pessoa?

Uma habilidade que pode ser muito útil no dia-a-dia é a de ler as pessoas, desvendando sua linguagem corporal e até mesmo encontrando mensagens subliminares em pequenos movimentos. Porém, nem todos possuem essa habilidade, que pode ser muito benéfica. Segundo o instituto MIT, em 87% das situações que envolvem negociações, é possível prever o resultado do acordo apenas analisando a linguagem corporal dos envolvidos, sem mesmo escutar a conversa.

Apesar de nossas primeiras impressões comumente estarem corretas, elas não são baseadas em estudos científicos, apenas em pressuposições. Por isso, é difícil identificar se realmente está lendo a pessoa da forma correta ou se foram feitas suposições aleatórias.

Confira abaixo quais são os três passos iniciais para ler uma pessoa, de acordo com o livro “The Silent Language of Leaders: How Body Language Can Help–or Hurt”, por Carol Kinsey Goman, e outras autoridades no assunto.

3 passos que ensinam como ler uma pessoa

Existem três passos, muito fáceis, que podem ser seguidos para que uma pessoa aprenda, por vez, como ler uma pessoa e obtenha uma conclusão lógica e precisa sobre alguém. Essa habilidade pode ser usado em diversas situações, como em negociações, discussões, interrogatórios, dentre outras mais comuns do dia-a-dia. As dicas são:

  • Considere o ambiente e contexto
  • Identifique os pré-conceitos
  • Confie nas primeiras impressões
A leitura de pessoas pode ser algo muito útil em uma negociação.

Considere o ambiente e contexto

Para ler uma pessoa, é muito importante considerar o contexto e ambiente nos quais ela está inserida, a fim de identificar quais são os sinais corporais ocasionados pelo local e quais os que são consequências da situação. Por exemplo, caso um indivíduo esteja de braços cruzados, isto não significa, necessariamente, que ele está irritado, em discordância ou apresentando outros sinais negativos em relação à situação em si.

Caso o ambiente esteja frio, por exemplo, será necessário que o indivíduo permaneça de braços cruzados para se proteger do frio. Logo, esta não é uma reação à situação, mas ao ambiente. Por isto, sempre analise o contexto e o local no qual está a pessoa a ser lida, identificando se o comportamento realmente está coerente.

Segundo o livro “Linguagem Corporal dos Líderes”, ignorar o contexto é um dos primeiros erros que podem ser cometidos ao tentar ler uma pessoa.

Identifique quais são os seus pré-conceitos

Para analisarmos um indivíduo, é necessário nos despirmos dos nossos próprios pré-conceitos em relação a ele. Querendo ou não, todos possuímos ideias pré estabelecidas sobre certas pessoas, e estas opiniões acabam interferindo na leitura que faremos. Todas estas questões afetam o seu julgamento, então é necessário, primeiramente, identificar quais são os os seus pré-conceitos.

De acordo com a obra de Carol Kinsey Goman, é um erro não ter consciência dos seus pré-conceitos, considerando-se imparcial. Caso não se identifique com uma pessoa, por exemplo, possuindo um conceito baixo em relação a ela, quaisquer sinais corporais que ela manifestar poderão ser considerados como negativos.

Confie nas suas primeiras impressões

De acordo com Sam Gosling, psicólogo da personalidade na Universidade do Texas, as primeiras impressões obtidas de uma pessoa são comumente corretas e precisas. Porém, para que as informações possam estar realmente certas, é preciso que estejamos sempre dispostos a atualizá-las, de acordo com o que o indivíduo mostra, ao longo do tempo.

Ainda, segundo Sam, é necessário confiar e prestar atenção na identidade visual de uma pessoa. A identidade visual é a maneira com a qual ela deseja se apresentar para o mundo, com anéis, tatuagens, roupas com frases, etc. Por exemplo, caso o indivíduo use uma roupa com uma frase de cunho político esquerdista, ele dificilmente será de direita.

Anterior

Enigma Matemático #2

Como Fazer as Pessoas Gostarem de Você?

           
Próximo

Deixe um comentário