Como Fazer Amigos Depois de Adulto?

Normalmente, quando somos crianças, é muito fácil fazer amigos, pois somos mais desinibidos, extrovertidos e sinceros. Ao crescermos, isso começa a tornar-se mais difícil, pois, além de termos mais obrigações, também somos mais introvertidos. Por isso, é difícil estabelecer laços e amizades duradouras, especialmente nesta época em que a tecnologia atrapalha as relações interpessoais. E, é necessário combatermos esses bloqueios, pois a solidão é algo prejudicial para a vida dos indivíduos.

Segundo o Carlin Flora, autora do livro “Friendfluence: The Surprising Ways Friends Make Us Who We Are”, ter um círculo de amizades fraco e com poucos vínculos pode representar o mesmo fator de risco para a saúde do que fumar cerca de 15 cigarros por dia.

Felizmente, mesmo para os adultos que não têm habilidade em firmar amizades, isso não precisa ser um empecilho para estabelecer relações interpessoais. Isto porque existem certos métodos que auxiliar no desenvolvimentos destas relações. Confira-os abaixo e conheça certas dicas valiosas.

Reconecte-se com seus velhos amigos

Um método muito eficaz de estabelecer amizades na fase adulta é, ao invés de procurar novas pessoas, se reconectar com amigos antigos. Pois, mesmo que os seus antigos amigos mudem muito ao longo do tempo, assim como você, eles ainda serão pessoas familiares, com as quais será mais fácil de se conectar.

Além disso, esses velhos amigos podem ser pontes para que você conheça novas pessoas. Por exemplo, peça-os para levar outros indivíduos em seus encontros, para que, assim, possa socializar com diversas outras personalidades.

Conecte-se

A questão mais importante ao estabelecer uma relação com alguém é se conectar com a pessoa, ouvindo-a e demonstrando interesse pelas seus próprios interesses. Procure similaridades entre as suas personalidades, hobbies e vida, para que, assim, consiga estabelecer conversas construtivas e interessantes.

Conecte-se com as pessoas para desenvolver amizades duradouras.

Seja vulnerável

Para que você realmente se torne amigo de alguém, é preciso se abrir, conversando sobre coisas realmente profundas, ao invés de simplesmente ser raso e não entrar em questões íntimas. Não é necessário ser extremamente vulnerável, chegando a um ponto desconfortável, mas é preciso se abrir e conversar sobre assuntos além do clima.

Sendo vulnerável, você irá incentivar que a outra pessoa também suscite discussões pessoais, tornando-se, assim amigos íntimos. De acordo com o livro  “Finding Flow: The Psychology of Engagement with Everyday Life”, quando um indivíduo tem amigos com os quais pode falar problemas íntimos, ele possui a tendência de ser mais feliz.

Passe o tempo com quem você valoriza

Para que uma pessoa realmente se torne sua amiga, é preciso que vocês passem tempo juntos. A valorize, mantendo contato e sempre se atualize sobre a vida dela. De acordo com Daniel Hruschka, autor de um livro voltado para o estudo de amizades, o principal conflito entre amigos deve-se a compromissos de tempo, que acabam atrapalhando o relacionamento.

Inicie um grupo

Uma ótima forma de estabelecer amizades é iniciando um grupo cujo os membros compartilham dos mesmos interesses, hábitos e hobbies. Dessa forma, será mais fácil de ter contato com diversas outras pessoas e, assim, evitar a solidão.

Criar um grupo de leitura pode ser uma ótima ideia para ter contato com várias pessoas com um mesmo gosto.

Os grupos tornam-se hábitos, e, com isto, é mais fácil manter o contato ao longo do tempo. É indicado sempre combinar de ver um filme, uma vez por semana, saídas, etc.

Anterior

Como Mudar o Pensamento de Alguém?

Como Trabalhar de Maneira Inteligente?

           
Próximo

Deixe um comentário