8 Coisas que Pessoas Felizes Fazem Todos os Dias

O livro “The How of Happiness: A New Approach to Getting the Life You Want”, da escritora Sonja Lyubomirsky, professora da Universidade da Califórnia, demonstra que pessoas mais felizes possuem características e hábitos em comum: elas se dedicam à família e aos amigos, investindo em seus relacionamentos, expressam gratidão pelo o que possuem, apreciam a vida, fazem exercícios físicos com frequência, praticam o otimismo, oferecem ajuda à terceiros, etc.

Ainda, segundo a escritora, pode-se atestar que a frequência com a qual fazemos as coisas que nos fazem feliz é ainda mais importante do que a intensidade das ações. Por exemplo, pode-se ficar muito mais satisfeito realizando pequenas ações diárias do que concluindo algo grande. Por isso, devemos transformar em hábitos as coisas que pessoas felizes fazem todos os dias, e que também irão nos beneficiar. Confira abaixo 8 desses hábitos e tente os inserir no seu cotidiano.

Estabeleça um ritual matinal

O humor durante a manhã afeta todo o seu dia. Provavelmente, caso mantenha o mau-humor de manhã, logo após acordar, o seu dia será ruim e desanimador. Por isso, para ser mais feliz, estabeleça um ritual matinal, de acordo com a sigla ARG (anticipation, recollection e gratitude). Essa sigla, em inglês, indica as palavras que significam “antecipação, recordações e gratidão”.

O seu humor ao longo do dia é muitas vezes um reflexo do humor que você tem ao acordar.

A antecipação é um fator importante, que impulsiona a felicidade. Basta agendar algo, antecipar algo bom que irá ocorrer em sua vida. Já a recordação lhe proporciona relembrar coisas boas que ocorreram em sua vida, momentos felizes, que lhe trarão essa sensação novamente. A gratidão, por sua vez, indica o agradecimento por essas coisas boas que ocorreram com você.

Quanto mais gratidão o indivíduo possui, menor a probabilidade de ele ter depressão, ansiedade, dentre outras doenças psicológicas. Ademais, a combinação da antecipação, recordação e gratidão leva a pessoa ao otimismo, fator decisivo para a felicidade. Dessa forma, insira o AGR em sua vida.

Aprecie os bons momentos

As pessoas felizes apreciam os momentos de suas vidas, e isso deve se tornar um hábito. É importante que esta apreciação seja feita em qualquer momento do dia, mas é imprescindível que esse hábito seja adotado durante as manhãs, porque é neste momento que precisamos de mais motivação e gratidão.

Exercite-se

De acordo com o livro “Spark: a nova ciência revolucionária do exercício e do cérebro”, um estudo holandês feito com cerca de 19.000 gêmeos e suas famílias, publicado em 2006, demonstrou que os indivíduos que praticam exercícios são menos ansiosos, deprimidos, neuróticos e também mais extrovertidos.

Por isso, adote esse hábito e comece a realizar um exercício que você gosta. Pode ser qualquer tipo, contanto que você se sinta bem fazendo.

Escolha uma atividade física que você goste e o pratique frequentemente. Isso ajudará no combate da ansiedade e da depressão.

Dedique 5 minutos para outras pessoas

De acordo com estudos, os indivíduos que dão mais ajuda a outros, dedicando o seu tempo para ajudar terceiros, são aqueles que também vivem mais. Por isso, uma das coisas que pessoas mais felizes fazem todos os dias é dedicar tempo, mesmo que curto, para ajudar outras pessoas. Segundo Adam Rifken, escritor do livro “5 Minute Favor”, 5 minutos já é o suficiente para isso.

Tenha objetivos

Segundo  o psicólogo Jonathan Freedman, as pessoas com a capacidade de estabelecer objetivos para si mesmas são mais felizes. Esses podem ser objetivos tanto de curto quanto longo prazo. Por isso, torne esse um hábito na sua vida.

Ainda, pesquisas demonstram que somos mais felizes em nossos trabalhos do que em casa, pois enfrentamos mais desafios e temos metas a serem cumpridas.

Tenha relacionamentos duradouros

No que se trata de relacionamentos duradouros, não nos referimos apenas a relacionamentos amorosos, mas também aos que se referem à amigos. Estudos demonstram que  70% da felicidade vem de seus relacionamentos com outras pessoas.

Dessa forma, torne um hábito em sua vida manter relações de amizade, algo que pessoas mais felizes fazem todos os dias.

Aprenda com as adversidades

Esse é um hábito muito importante de ser inserido na vida dos indivíduos que desejam ser mais felizes, pois é necessário aprendermos com as adversidades, visto que dificuldades tornam as pessoas mais fortes.

Anterior

Curiosidades Sobre o Planeta Terra

Como Ser Mais Feliz?

           
Próximo

Deixe um comentário