Café em mp3

Café e Fone de ouvido
Será que é possível obter o efeito causado pela cafeína apenas ouvindo a um som específico por alguns minutos? Ou seja, ficar mais alerta e estimulado em pouco tempo… e sem ingerir nenhum tipo de estimulante químico.

Como isso é possível?

Nosso cérebro funciona enviando e recebendo impulsos elétricos entre suas bilhares de células, os neurônios. Estes impulsos, conhecidos como Ondas Cerebrais(Brain Waves, em inglês), tem um padrão específico para cada atividade que desempenhamos. Graças a Eletroencefalografia, foi possível notar que, por exemplo, quando estamos tentando resolver um quebra-cabeças, as ondas são bem diferentes de quando estamos durmindo ou assistindo televisão.

Ondas Delta
Ondas Deltas, associadas a baixa atividade cerebral. Observada em alguns estágios do sono.

Ondas Gama
Ondas Gama, associadas a alta atividade cerebral (Medo, resolução de problemas, etc).

Com o avanço dos estudos, foi possível notar que as Ondas Cerebrais podem sofrer “interferência” direta de estimulos visuais e auditivos. Esses fazem com que as ondas comecem a se sincronizar com as freqüências dos estímulos. À isso dá-se o nome de Brainwave Entrainment. Alguns dos de seus usos diretos são: relaxamento, redução de dores-de-cabeça, tratamento de insônia, estresse, etc).

A forma mais comum de conseguir esses estimulos é ouvindo por alguns minutos um som especialmente feito com esse propósito. Este som tem uma diferença de freqüência entre os canais esquerdo e direito, e é essa diferença de freqüência que o cérebro interepreta e extrai. Existem diversos programas que geram essas ondas e permitem que você experimente essa sensação em casa e sem nenhum custo. Eu já testei alguns deles pessoalmente há algum tempo atrás e não gostei de nenhum. Quase sempre o som emitido parece irritar mais do que qualquer outra coisa.

Mais recentemente, o blog Anabubula publicou um artigo chamado “Coffee replacement” (Algo como “Substituto do café”) e que voltou a chamar a minha atenção para esse assunto. Lá ele cita uma explicação mais completa do que a resumida que eu dei acima e publica uma mp3 criada por ele mesmo. Essa mp3, de aproximadamente 20 minutos, tem como finalidade estimular seu cérebro a um estado que se assemelha bastante com o obtido com a cafeína. “– Funciona mesmo?“, você deve estar se perguntando. Bom, eu testei aqui e pareceu ser bastante interessante. Muitas pessoas comentaram no blog dele e disseram que realmente funciona, já outras sugerem que o que ocorra seja simplesmente um efeito placebo. Mas o melhor mesmo é: o som não é tão irritante quanto aos outros que eu já havia testado e é totalmente grátis. Na verdade, o som é o de um monte de pássaros cantando e chega a ser bem agradável.

Ahhh, é muito importante que você use fones de ouvido ao ouvir o som, pois a diferença de freqüência entre os dois canais é de fundamental importância, como explicado acima. Outra coisa que é importante notar é que o autor do artigo dá um aviso bem grande informando que pessoas com epilepsia, marcapassos, problemas no coração, etc etc etc, NÃO DEVEM TENTAR ouvir esse som.

Acesse o site: Download a …coffee replacement, really! e faça download do mp3 aqui (ideal para o seu iPod).

Bibliografia:

Postado em Ciência, Interessante | Tag(s):
15 Responses to Café em mp3
  1. Jurema says:

    N consegui baixar esse som!!Por favor me mandem por e-mail!!

    Bjus…

  2. hide says:

    Testei e comigo não funcionou (acabei dormindo!). Hehe, talvez pq estava com tanto sono q não conseguia nem prestar atenção no som.
    Ouvi falar que tem uma dessas ondas que deixa vc com sensação de como estivesse sob efeito de drogas! Bem, se alguem tiver mais desses som envie pra mim! heh

  3. rosane says:

    Oi, tbem n consegui baixar; se alguém puder me enviar…brigada

  4. Ozela says:

    Não consegui baixar o som.

  5. hnmjqsba pmnsqivhc diyxopvm klcqr cxwi zwscd ecshvft

  6. Filipe says:

    Tentei baixar o som e não consegui, é possível alguém enviar pra mim? obrigado e Deus abençõe.

  7. stefani says:

    odieo café + adoro música

  8. Johnny says:

    para os que quiserem adicionar o meu msn é:

    [email protected]

    Adicionem

  9. Fernando Henrique says:

    Eu tenho mais desses sons aki !! Tem um programa chamado I-Doser q como comentado aí em cima (pelo hide) causa efeito similares de varias coisas.. SAUHUSHHUAAAUAUH
    Qm quiser me add no msn

    [email protected]

  10. rcc says:

    oi, eu tb n consegui baixar, sera que eh possivel trocar o link para um que funcione?obrigado